A 28ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), marcará a primeira exposição da nova linha de caminhões P8/Euro 6 da Scania ao público específico dos segmentos do agronegócio, agrícola, madeira e de toda a cadeia sucroenergética. A feira será realizada de 1.º a 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP).
No estande da Scania estarão expostos os modelos P 280 6×4 XT (movido a gás e/ou biometano), 500 R Super 6×2, 560 G Super 6×4 XT e 560 R Super 6×4 e um motor de 13 Litros DC13 072A (diesel) para grupos geradores de energia. No estande da Scania, estarão à disposição para o atendimento aos visitantes as equipes de vendas, serviços e serviços financeiros (Scania Banco — financiamentos e seguros — e Consórcio Scania) das Casas Scania Escandinavia e WLM Quinta Roda.
Além disso, também estará disponível para os visitantes a nova empresa, a Scania Locação, de aluguel de caminhões e ônibus. A Scania Locação soma ao portfólio de soluções aos clientes, que podem expandir o perfil de operação de transporte.
“A Scania se mantém e amplia suas soluções como referência ao agronegócio e para atender às demandas de setores como o sucroenergético, madeira e agrícola. A Agrishow reforçará com os clientes todas as vantagens da nova linha Euro 6 de caminhões. É a geração mais econômica da história da marca e estamos animados para estar com os clientes durante a maior feira do setor”, afirma Fabrício Vieira, gerente de Vendas de Soluções Off Road da Scania Operações Comerciais Brasil.
“Continuamos avançando com a linha XT, e ampliando também o alcance com os produtos rodoviários. Ou seja, estamos ainda mais preparados para atender qualquer demanda do mercado. Além de expôr o P 280 que faz parte da linha mais sustentável movida a gás e biometano, que tem enorme potencial na cadeia do agronegócio”, acrescentou.
“Com a linha fora de estrada XT da Nova Geração de caminhões P8/Euro 6 melhoramos ainda mais a rentabilidade para continuar oferecendo o menor custo total da operação por quilômetro rodado do mercado. Os produtos Euro 6 entregam uma economia de combustível sobre a geração anterior das Séries P, G e R, respectivamente de até 22% nos motores otimizados, e a nova gama Super de até 28%. E, o nosso DNA off road está cada vez mais vocacionado”, conta Vieira.
As pioneiras soluções a gás e biometano da Scania são plenamente viáveis para o mercado brasileiro, cadeia sucroenergética e a do agronegócio, justamente os focos da Agrishow. O biometano, combustível 100% sustentável, pode ser gerado de diversas fontes (vinhaça, restos de culturas agrícolas, fezes de animais e resíduos da agroindústria e do lodo sanitário urbano).
A ABiogás (Associação Brasileira do Biogás) está animada com o crescimento da cadeia de biogás e biometano neste e nos próximos anos. A entidade já tem mapeados 41 projetos de usinas com conclusão prevista até 2027. Segundo a ABiogás, juntas, elas devem consumir R$7,4 bilhões em investimentos e elevar a produção a 2,9 milhões de metros cúbicos diários. Com anúncios de novas unidades se avolumando, a expectativa é que a produção chegue a 32 milhões de metros cúbicos por dia até 2030, nas projeções da associação.
Estande de 600 m²
Os caminhões no espaço da Scania serão os rodoviários 500 R Super 6×2 e 560 R Super 6×4, e os de DNA 100% fora de estrada P 280 6×4 XT (movido a gás e/ou biometano) e 560 G Super 6×4 XT.
O 500 R Super 6×2 é vocacionado a puxar bitrem no transporte florestal e desenvolve torque de 2.650Nm, oferece 500cv de potência e 78 toneladas de capacidade máxima de tração (CMT). O 560 R Super 6×4 é equipado com motor de 560 cavalos, desenvolve torque de 2.800Nm, é indicado para transportar grãos em rodotrens e tem capacidade máxima de tração (CMT) de 90 t. Já o P 280 6×4 XT (movido a gás e/ou biometano), dispõe de propulsor de 280 cavalos, torque de 1.350Nm, vocação para operar no transbordo da cana com CMT de 150 toneladas.
Por fim, o 560 G Super 6×4 XT tem motor de 560 cavalos e torque de 2.800Nm. A Scania sugere este modelo para transportar cana e toras de madeira, e sua CMT é de 150 t e o PTBC de 91t.
Linha Scania a gás
O uso do gás natural permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Em relação ao diesel, o veículo a gás emite um índice menor de CO² (dióxido de carbono, o gás que provoca o efeito estufa). Abastecido de biometano o índice pode chegar a até 90%. Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população em razão da diminuição de óxidos de nitrogênio (NOx) e de material particulado, que são muito inferiores na comparação ao diesel.
Os pioneiros caminhões pesados Scania movidos a gás (natural e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. As potências são: 280, 340 ou 410 cavalos.
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