O Sebrae e a Ambev, por meio da Academia da Cerveja, realizaram o lançamento do Programa Aprimore, uma jornada de aprendizagem para maturar e acelerar microcervejarias artesanais baianas, na última segunda-feira (27), na Agência Sebrae Costa Azul. A jornada vai focar na disponibilização de conteúdos relevantes e nos principais desafios gerenciais enfrentados pelos negócios cervejeiros que foram selecionados para esta edição piloto: Artemalte, Dragornia, Mindubier, Panka e Proa.
O diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, fez a abertura do evento para dar as boas-vindas às empresas contempladas e à parceria na implementação do programa. “Estamos tendo essa oportunidade de fazer uma mudança com vocês e qualquer bom projeto precisa de bons parceiros e não teria parceira melhor pra começar a fazer essa ação como a Ambev. É mais uma empresa que se soma ao nosso trabalho com os pequenos empresários que, ao longo dos últimos anos, passaram por dificuldades para construir ou manter o seu empreendimento, por isso a gente fica muito feliz com essa construção”, enfatiza.
O gestor do projeto Bebidas – Indústria 360 do Sebrae em Salvador, Ítalo Guanais, explicou que o projeto Bebidas foi reformatado em 2022 tendo em vista a necessidade de ampliação do atendimento junto ao segmento. “Nessa reavaliação, em termos de estratégias, a gente acreditava que podia chamar um parceiro estratégico no mercado que pudesse nos ajudar a construir essa entrega com o objetivo de melhoramento de gestão, know-how, conhecimento, logística, distribuição e, o fator fundamental, posicionamento de mercado das cervejarias que a gente atendia desde quando o projeto começou a existir”, explica o gestor.
“O Aprimore é um projeto piloto, inédito e que faz parte do Bora, um grande programa da Ambev de inclusão produtiva e a gente tá fazendo utilizando a Academia da Cerveja, um espaço compartilhado e colaborativo de propagação de conhecimento cervejeiro com o objetivo de potencializar o crescimento da categoria e do setor. O mercado baiano está em crescimento e tem possibilidade de expansão, e a gente acredita muito nessa parceria com o Sebrae e em toda sua expertise”, destaca a gerente de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev, Sybilla Christo.
O encontro contou ainda com a palestra do consultor de negócios e sommelier de cerveja, Filipe Bortolini, que falou sobre tendências do segmento de cervejaria internacional e brasileiro.
Estiveram presentes no evento também a gerente adjunta do Sebrae em Salvador, Siomara Caleiros; o coordenador de Indústria do Sebrae Bahia, Tercio Calmon; a trainee do Sebrae Bahia Elizabete Silva; a representante da Ambev Marta Rocha; o organizador de eventos voltados para o segmento de cervejas artesanais, Alessandro Canela; o líder empresarial do Núcleo de Cervejas Artesanais Bahia Cerva, Rodrigo Feyh; e a representante do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB), Priscila Muniz.
Proa Cervejaria
Fundada em 2017, a Proa Cervejaria iniciou a operação no ano seguinte em Salvador e Região Metropolitana. Após dois anos de atividade, a chegada da pandemia interrompeu a fase de super crescimento da empresa, impondo redução à escalada e entrada em um período de sobrevivência. “Estamos nos recuperando agora”, afirma a sócia-proprietária e mestra cervejeira da Proa, Débora Lehnen.
A receita que faz a Proa dar certo vem da mistura da formação do quadro de colaboradores com 60% de mulheres, com a defesa da pluralidade do uso de produtos locais na produção e na adesão a rótulos inclusivos. “Nós pensamos no consumidor que não conhece cerveja artesanal e essa é uma maneira de ele vir a conhecer e ter acesso a uma gama de sabores e aromas. Nós procuramos trazer coisas que muitas vezes são esquecidas no mercado exatamente para tentar conquistar esse tipo de público. Essa é uma característica bem forte nossa”, afirma Débora.
A mestra cervejeira da Proa explica que chegou o momento em que a empresa precisa dar um passo a mais para conseguir crescer. “A gente meio que estagnou um pouco. Daí entra essa ajuda do Sebrae e da Ambev nos qualificando em logística, comercialização, além de alguns pontos dentro da produção, mas o que puxa o crescimento é o mercado final. A gente tá buscando o ‘mapa da mina’, vamos ver se eles nos passam alguns segredos em relação a isso para conseguirmos aumentar as vendas e ter um crescimento maior”, conta entusiasmada.
Cervejaria Dragornia
Como a maioria das cervejarias, a Dragornia surgiu em uma conversa entre amigos apaixonados não só por cerveja, mas também por aventuras de séries, filmes e jogos medievais. E sem o auxílio de mágicas e fórmulas secretas, a cervejaria iniciou a operação no município de Feira de Santana, em março de 2020. “Hoje, estamos aí tentando alcançar o mercado”, garante Renato Rossine, um dos sócios da Dragornia.
“A gente abriu exatamente quando a pandemia fechou as portas dos negócios. Não foi uma oportunidade naquele momento, todo planejamento que a gente tinha foi por água abaixo e nós ficamos patinando durante um ano e meio até conseguir se readequar. Na pandemia, foi o período que a gente mais teve consultoria e mais contratou o serviço do Sebrae para poder, justamente, se reinventar e trazer algo novo. Como a gente sobreviveu, aí sim as oportunidades começaram a aparecer com mais força”, analisa.
Sobre a expectativa referente à participação no programa Aprimore, Renato diz não saber muito o que esperar. “Estou participando porque acredito que estar junto de uma empresa que tem um know-how grande nos enriquece. Eu espero, na verdade, que a gente consiga ter uma visão e uma abertura maior de mercado. Já que existe essa parceria com a Ambev, que eles nos tragam mais oportunidades nesse sentido”, acrescenta.
Aprimore
O programa Aprimore é uma jornada de aprendizagem que atua de acordo com perfil e maturidade dos participantes – que são submetidos a diagnóstico – unificando conteúdos e ferramentas de gestão, empreendedorismo e produção, durante cinco meses.
A jornada está dividida em três eixos: Mercado, onde os participantes vão participar da Bahia Expo & Negócios, além de visita técnica à fábrica da Colorado, uma subsidiária da Ambev na produção de cerveja artesanal; eixo de Gestão, parte que cabe ao Sebrae, em termos de atendimento, para oferecer consultorias nas áreas de precificação, tributos e gestão comercial, além de visita técnica; e o eixo de Conteúdo e treinamento que vai ser oferecido pela Ambev, através da Academia da Cerveja.
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