O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) fez uma visita ao Senai Cimatec, na manhã desta terça-feira (7/3), onde conheceu alguns dos principais projetos em andamento do centro tecnológico. Acompanhado do vice-governador, Geraldo Júnior, do ex-senador Walter Pinheiro e secretários de estado, ele participou de uma reunião com lideranças da instituição e percorreu laboratórios, conversando com pesquisadores.
Ao final da agenda, Jerônimo Rodrigues afirmou que o Senai Cimatec deverá ser instituição parceira em iniciativas do governo. “Temos aqui condições reais de formar mão de obra qualificada, gerar tecnologias e ter um amparo aos projetos do nosso governo. Juntos, podemos desenvolver ciência e pesquisa em diversas áreas”, disse o governador.
Um dos projetos que Jerônimo conheceu foi o do Cimatec Sertão, um novo núcleo Cimatec que está sendo desenvolvido com foco nos potenciais do semiárido baiano, a exemplo de mineração sustentável, pecuária 4.0 e energias renováveis. “O semiárido apresenta uma série de oportunidades e queremos atuar em parceria com o estado para alavancarmos esse potencial”, disse Leone Andrade, diretor de Tecnologia e Inovação do Senai Cimatec.
Ao governador foram apresentados também os projetos Cimatec Mar, voltado para o desenvolvimento de tecnologia offshore, o Cimatec Digital, que poderá ser inaugurado ainda este ano no Centro Histórico de Salvador, em parceria com a Neoenergia, e a expansão do centro de Engenharia da Ford, instalado no Cimatec Park, em Camaçari, que já conta com cerca de 800 profissionais, o maior da multinacional no país.
Momento singular
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Ricardo Alban, a Bahia vive um momento singular, uma “janela de oportunidades”, com potencial para liderar o processo de transição energética, e para o qual é “preciso maximizar o alinhamento e a cumplicidade” entre seus agentes de transformação. Neste sentido, ele afirma: “Nosso grande desafio é fazer mais com menos e no menor tempo possível. Para isso, precisamos de parcerias”.
Participaram da agenda no Senai Cimatec a secretária da Educação, Adélia Pinheiro, e os secretários de Meio Ambiente, Eduardo Martins, Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, e Ciência Tecnologia e Informação, André Joazeiro, além do Superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal.
Leia também: Ferbasa tem lucro líquido recorde de R$1,062 bilhão