Transformar e desenvolver as regiões onde atua, aliado ao sólido compromisso no desenvolvimento das comunidades do entorno de suas operações. Com esse propósito, a Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração, apresenta o Projeto Empreendedorismo Feminino. Com investimento inicial de R$400 mil, o município de Craíbas, em Alagoas, foi a localidade escolhida para a primeira edição do programa.
Voltada à capacitação de mulheres líderes de família do agreste alagoano, no entorno das operações da Mineração Vale Verde – ativo do grupo que produtor concentrado de cobre -, a iniciativa tem como objetivo dar nova perspectiva de renda as moradoras locais. Dividido em três etapas – formação através dos cursos que são realizados em parceria com o Senai/AL; empreendedorismo na prática, onde as integrantes participam de feiras e eventos gastronômicos e manutenção (criação de instrumentos para geração de renda das participantes) – o projeto já conta com 19 empreendedoras capacitadas.
Técnicas de Confeitara/Salgaderia, com o uso de alimentos e produtos típicos da região, para preservação e fortalecimento da cultura local, além de técnicas de armazenamento, para melhor manuseio dos itens produzidos e até técnicas de atendimento ao cliente foram ministrados por cerca de 400 horas, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL). Ao fim da capacitação, as novas profissionais do segmento alimentício estão habilitadas a comercializar os seus produtos em feiras e comércios locais das cidades do entorno, estimulando, dessa forma, a economia local.
“Estamos muito orgulhosos com o Projeto Empreendedorismo Feminino. Ao longo de dois anos, as novas empreendedoras do segmento alimentício ganharam uma profissão, aumentaram sua autoestima e tem uma nova fonte de renda. Elas têm a oportunidade de fazer sua própria história ao conquistar sua independência financeira, realizar seus sonhos e serem agentes multiplicadoras locais, inspirando outras mulheres da região”, explica Diogo Oliveira, diretor de ESG e Pessoas da Appian Capital Brazil.
Diogo lembra também que trata-se de um marco, pois com apenas quatro anos de atuação do Brasil, o fundo segue com sólido compromisso com as comunidades do entorno de suas operações.
Após a etapa de capacitação, todos as participantes do Programa Empreendedorismo Feminino recebem consultoria para comercializar e expor da melhor forma os produtos desenvolvidos, como por exemplo, orientações sobre registro de marca, definição e padronização de design e embalagens, informações técnicas como expor os valores nutricionais dos alimentos, além do código de barras dos produtos, conforme determina a nova legislação do consumidor entre outros.
Empório Craibense
Para dar continuidade à jornada do empreendedorismo local junto as participantes do projeto, a Appian, por meio de seu ativo Mineração Vale Verde, acaba de inaugurar o Empório Craibense. No espaço gastronômico, criado exclusivamente para as participantes do Programa Empreendedorismo Feminino, o público terá acesso a todos os produtos desenvolvidos pelas novas empreendedoras. No local, é possível apreciar iguarias locais como salgados diversos e os famosos bolos de massa puba, de milho, de macaxeira e de leite, além de ambrosia, doce de mamão com coco, sucos, geleias, dentre outras iguarias alagoanas, feitas com produtos e insumos locais.
“Esse é só o começo do nosso sonho, afinal, os sonhos não têm limite. Eu não tenho medo de sonhar ainda mais quando alguém acredita tanto na gente, como foi o caso de vocês. Aqui está a prova viva que o sonho vale: o espaço Empório Craibense”, comemora Cícera Souza, aluna do projeto, residente em Craíbas, que lembra também sobre a importância da iniciativa para o seu desenvolvimento. “Só tenho a agradecer por construírem com o nosso sonho com a gente, inclusive cedendo transporte de ida e volta, de graça, de Craíbas para Arapiraca!”, emociona-se.
Localizado no centro no município alagoano, o espaço Empório Craibense fica aberto de segunda a sábado, das 8h às 17h. Para mais informações, acesse a página no Instagram: @emporio.craibense.
Com a entrega da mina Serrote, a MVV atinge índices recordes em relação a padrões de segurança, alinhados aos melhores indicadores do setor, sem registros de acidentes com afastamento em 1,9 milhão de horas acumuladas trabalhadas ao longo de 2022.
Feiras comunitárias
Além do Empório Craibense, as integrantes do programa têm nova oportunidade de negócios com feiras comunitárias. Realizado dentro da Mina Serrote, o evento de periodicidade mensal conta com a participação de microempreendedores das comunidades vizinhas ao empreendimento e torna-se uma nova oportunidade para as profissionais apresentarem/ comercializarem seus produtos.
Leia também: Ferbasa tem lucro líquido recorde de R$1,062 bilhão