Em comemoração aos 150 anos de operação no mundo, a Kimberly-Clark planeja investir US$80 milhões (cerca de R$435 milhões) na América Latina nos próximos 10 anos para fortalecer seu Centro de Inovação no Brasil, local onde a companhia pesquisa e desenvolve novos produtos e protótipos, que revolucionarão os cuidados pessoais no futuro.
Este centro regional de inovação permite a integração de laboratórios com tecnologia e equipamentos de última geração, possibilitando a realização de análises, comparações e desenvolvimento de materiais, produtos e processos de fabricação. Com essa estrutura e uma equipe de cientistas responsáveis por todas as inovações que a Kimberly-Clark oferece ao mercado regional, são identificadas as necessidades mais urgentes dos consumidores, com o desenvolvimento de soluções que melhoram o dia a dia deles.
“Nos últimos três anos, investimos US$300 milhões na infraestrutura das nossas fábricas e tecnologias para acelerar a inovação, desenvolvendo produtos que oferecem um melhor cuidado aos consumidores e atendem às necessidades mais urgentes deles. Por isso, hoje confirmamos que, ao longo dos próximos 10 anos, investiremos US$ 80 milhões na região, a fim de fortalecer as capacidades, talentos e processos por meio do nosso Centro de Inovação, localizado no Brasil, e acelerar a inovação dos nossos produtos na região, exportando-os para o mundo. Queremos que nossas marcas ofereçam o melhor cuidado em todas as ocasiões e revolucionem o cuidado pessoal no futuro”, afirma Gonzalo Uribe, Presidente da Kimberly-Clark para a América Latina.
Uma história de inovação
Desde sua fundação em outubro de 1872 em Neenah, Wisconsin, a companhia tem a inovação em seu DNA. Criando cinco das oito categorias de produtos que comercializa, a história da Kimberly-Clark se funde com a linha do tempo dos itens e hábitos de higiene pessoal mais conhecidos, sendo pioneira na produção de fraldas para crianças e adultos, papel higiênico em rolo, papel toalha, lenços faciais, absorventes femininos e roupas íntimas descartáveis.
Com o propósito de oferecer “Um Melhor Cuidado para um Mundo Melhor”, todas as decisões de negócios da empresa são pautadas no cuidado e na satisfação das necessidades mais importantes da sociedade, dando continuidade a um legado de inovações que são parte indispensável do dia a dia dos consumidores em 175 países, em diferentes fases de suas vidas.
Na virada do século 20, a Kimberly-Clark começou a evoluir suas operações, passando de uma empresa de papel e celulose para uma empresa de cuidados pessoais ao introduzir marcas confiáveis como Kotex, Kleenex, Huggies e Depend, que agora fazem parte da vida diária de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo.
Em 1920, o lançamento da marca Kotex, que chegou ao mercado brasileiro como Intimus, foi um momento fundamental, pois a Kimberly-Clark lançou a categoria de higiene feminina moderna, com produtos inéditos, que também traziam a promessa de novas oportunidades para as mulheres.
Na América Latina, a companhia desenvolve produtos essenciais para a higiene e dignidade humana há mais de 60 anos, por meio de 13 marcas icônicas, que são líderes de categoria em todos os mercados. Atualmente, está presente em 17 países da região, com 14 fábricas ativas, 14 centros de distribuição, 15 escritórios e mais de 10 mil colaboradores.
Uma história que começa a ser escrita em 1960, com o início das operações no Panamá, apenas cinco anos após o início das operações no México e no Reino Unido. Pouco depois, em 1964, a Kimberly-Clark iniciou operações em Porto Rico, El Salvador, Costa Rica, Honduras e Guatemala, por meio da marca Scott, sendo a Colômbia o último país latino-americano a iniciar as operações na década de 60, em 1968. Já na década de 1990, precisamente entre 1992 e 1998, foi a vez de chegar a países como Argentina, Chile, Equador, Peru, Brasil e Bolívia.
Contribuindo para gerar impacto
Em 2022, além de seu 150º aniversário, a Kimberly-Clark comemora as melhorias no acesso ao saneamento e água potável para mais de 11 milhões de pessoas em 15 países da América Latina, por meio do programa “Banheiros Mudam Vidas”.
Ao mesmo tempo, por meio da iniciativa “Ela Pode”, a companhia impactou positivamente a vida de 4 milhões de meninas e mulheres, com iniciativas em prol da saúde menstrual. Só entre 2020 e 2021, Kotex®, equivalente à marca Intimus no Brasil, doou mais de 10 milhões de unidades de produtos de higiene menstrual em ações em alianças regionais e locais, com organizações como Cruz Vermelha, Banco de Alimentos e Plan International.
“Buscamos um crescimento sustentável e de longo prazo. A América Latina está fornecendo soluções fundamentais para as metas globais da companhia para 2030. Nesse sentido, destacamos os programas sociais que desenvolvemos na região, por meio das nossas marcas, investimentos em eficiência energética e gestão de recursos hídricos nas usinas, além de inovações com foco na redução do plástico em nossos produtos e embalagens. Continuaremos investindo no negócio, priorizando um crescimento que não seja apenas rentável, mas sustentável”, finaliza Uribe.
Não deixe de ler: Pirelli produz pneus para neve em fábrica de Feira de Santana