Se existe um lugar onde o som se transforma em cor e a história se faz em passos de dança, esse lugar é a Bahia. O estado que transformou festa em identidade, resistência e alegria coletiva se prepara para o Carnaval de 2026. Segundo um levantamento da Embratur, o volume de bilhetes aéreos internacionais para o período de Carnaval na Bahia registrou um salto de 43% em relação ao ano anterior.
A marca consolida o estado como um dos destinos mais desejados do Brasil durante a maior festa popular do planeta e supera com folga a média de crescimento nacional, de 21%. Durante os dias de folia, os idiomas nas ladeiras do Pelourinho e nos demais circuitos da festa serão diversos. Os países com maior crescimento na emissão de bilhetes internacionais para o período são a Argentina, com 63%, seguida de Portugal (+23%) e Uruguai (+27%).
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Carnaval brasileiro é um produto turístico único no mundo. “O Carnaval baiano é uma festa inigualável. Reúne música, identidade, diversidade, ancestralidade e inovação, além de ser um poderoso gerador de emprego e renda. Esse crescimento não é por acaso, é resultado de um destino que se preparou, que diversificou sua oferta de atrativos e que entendeu que o luxo está também na autenticidade de sua cultura”, reforçou.
Conectividade
O sucesso de 2026 é fruto de uma série de ações. Entre elas, a expansão da malha aérea do estado. Para se ter uma ideia, das entradas internacionais de 2025 na Bahia, 95,6% ocorreram por avião. Salvador recebeu 1.536 voos internacionais, aumento de 30% em relação a 2024.
Além disso, o estado passou a contar com novas rotas, como o voo direto de Córdoba (ARG), além do reforço na oferta de assentos vindos de Buenos Aires (ARG), Madri (ESP), Lisboa (POR) e Paris (FRA). Hoje, a Bahia é a 6ª unidade da federação que mais recebe turistas de fora, consolidando-se como um hub de lazer e cultura.
Leia também: O turismo além da paisagem: Indústria News lança coluna ‘O Lado B dos Destinos’
















