A PetroReconcavo anunciou, nesta segunda-feira (13/10), a conclusão da transação de farm-out com a Mandacaru Energia, envolvendo a venda de 50% de sua participação e a transferência da operação em sete concessões no Rio Grande do Norte: Acauã, Baixa do Algodão, Fazenda Curral, Fazenda Malaquias, Pajeú, Rio Mossoró e Três Marias.
O acordo, avaliado em US$5 milhões, prevê pagamento de 20% do valor na data de fechamento, 15% após seis meses e o saldo restante – equivalente a 65% do total – a ser destinado, em até dois anos, à contrapartida da PetroReconcavo em investimentos voltados ao desenvolvimento das concessões. Farm-out um tipo de contrato usual no setor de óleo e gás, no qual uma parte transfere parte de sua participação em uma concessão para outra parte, que assume a responsabilidade por atividades de exploração e/ou esenvolvimento dessa concessão.
Como parte da operação, foi constituído um consórcio entre as companhias, regido por um Joint Operating Agreement (JOA), que definirá as diretrizes para a gestão conjunta dos ativos.
Parceria
A parceria amplia a cooperação já existente entre as empresas. A Mandacaru Energia, que atualmente opera as concessões de Cardeal e Colibri em associação com a PetroReconcavo, registrou forte crescimento de produção desde que assumiu a operação desses campos. Com o novo acordo, o número de concessões sob gestão compartilhada entre as duas empresas chega a nove.
“A conclusão desta transação reforça a estratégia da companhia de otimização do portfólio e alocação eficiente de capital, com foco em ativos de maior atratividade econômica e potencial de retorno, reafirmando o compromisso com a geração sustentável de valor a longo prazo e a disciplina financeira”, disse a PetroReconcavi em fato relevante assinado por Rafael Procaci da Cunha, vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores.
Leia também: Exportações florestais rendem US$15,7 bi e reforçam superávit comercial brasileiro

















