A Azevedo & Travassos Energia (ATE) anunciou, nesta quarta-feira (2/7), a assinatura de um Memorando de Entendimentos Vinculante (MOU) para aquisição de 100% da Petro-Victory Energy Corp. A operação marca um avanço estratégico para a companhia, que passará a contar com um portfólio robusto e diversificado de ativos de produção e exploração, fortalecendo sua atuação no setor de óleo e gás brasileiro.
A PV Corp detém, direta e indiretamente, os seguintes ativos e projetos:
- 100% de participação em quatro campos produtores: Andorinha, Alto Alegre, Trapiá e São João;
- 34 blocos exploratórios com mais de 2.396 km² de sísmica 3D já adquirida, reprocessada e em fase de interpretação;
- 50% dos direitos de 12 campos comprados da Brava Energia em fevereiro de 2025;
- Participação na Capixaba Energia Ltda., responsável por quatro concessões no Espírito Santo: Lagoa Parda, Lagoa Parda Norte, Águia Real e Bauíra;
- Participação no desenvolvimento das reservas de gás não associado no campo de São João, com 8,4 milhões de boe (1,4 bilhão de m³ de gás).
Expansão territorial
Com a transação, a ATE expande sua atuação de uma para três bacias relevantes. A maior parte dos ativos está localizada na Bacia Potiguar (RN), onde a empresa já opera por meio da subsidiária Phoenix Óleo e Gás. As demais concessões estão no Espírito Santo e no Maranhão, ampliando sua presença geográfica e estratégica no setor.
“Essa concentração proporciona sinergias operacionais significativas com os ativos atualmente operados pela Phoenix Óleo e Gás Natural, subsidiária integral indireta da companhia. As demais concessões estão
situadas no Espírito Santo (Capixaba Energia) e no Maranhão (campo de São João), ampliando a presença geográfica e estratégica da Companhia no setor”, afirma a ATE, no fato relevante.
Potencial de produção
Na Bacia Potiguar, os ativos somam mais de 3,8 milhões de barris de óleo equivalente (boe) nas categorias provado + provável (2P), sendo 1,7 milhão de boe na categoria provado (1P), com certificação independente. O portfólio viabiliza ações imediatas como:
- Desenvolvimento de ativos existentes;
- Revitalização de campos maduros;
- Novas campanhas exploratórias em áreas promissoras.
Outras frentes
Além dos ativos na Bacia Potiguar, a operação contempla campos nas seguintes regiões:
- Bacia de Barreirinhas (MA): O campo de São João integra parceria entre a PVE e a Eneva S.A., com foco na exploração de gás natural. Estão previstos investimentos em aquisição de sísmica 3D e estudos geológicos visando à perfuração de poço produtor.
- Bacia do Espírito Santo: Parceria entre a PVE e a Blue Oil, voltada para a revitalização dos campos de Lagoa Parda e Lagoa Parda Norte, bem como o desenvolvimento da produção dos campos de Batuíra e Águia Real. Esses ativos já produzem cerca de 400 boe/dia, com perspectiva de duplicação no curto prazo mediante novos investimentos planejados.
Sobre a ATE
Fundada em 2023 e sediada em São Paulo, a Azevedo & Travassos Energia atua no desenvolvimento de projetos e investimentos estratégicos no setor energético brasileiro. Com foco em atividades onshore, a empresa consolidou sua presença ao incorporar, em 2024, a Azevedo & Travassos Petróleo (ATP) e a Phoenix Óleo e Gás. A atuação da ATE está concentrada principalmente na Bacia Potiguar, com ênfase na região de Mossoró (RN), onde desenvolve campos e blocos exploratórios de óleo e gás.
Leia também: Concurso oferece 80 vagas para Técnicos em Atividades de Mineração