Depois de despertar a curiosidade do público no Rock in Rio 2024, e de desfilar na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2025, o Tera é lançado oficialmente no mercado brasileiro. Quinto produto da ofensiva de 17 carros novos até 2028, o SUVW 100% brasileiro chega para atuar em um segmento inédito para a Volkswagen do Brasil e democratizar a linha de SUVs no País. O Tera chegou às concessionárias Volkswagen de todo o País com preço de lançamento a partir de R$99.990 – para a versão MPI MT limitada a um lote especial de 999 unidades.
Lindo, moderno e conectado, o Tera já nasceu para ser um carro revolucionário. Desenvolvido no Brasil, desenhado pela time de design, liderado por José Carlos Pavone, o modelo fabricado em Taubaté (SP) já estreia com uma força global e será comercializado em 20 países, em dois continentes. Um carro brasileiro que vai expandir as fronteiras dos projetos desenvolvidos pela Volkswagen do Brasil.
“Consideramos esse carro como um produto que nasce com a responsabilidade de se tornar um novo ícone da marca e um dos carros mais vendidos do mercado brasileiro. Assim como o Fusca, que vendeu 3 milhões de unidades no País e o Gol, líder de vendas por 27 anos e com mais de 7 milhões de unidades vendidas, o Tera tem tudo para seguir a mesma rota de sucesso de seus antepassados. E tem motivos de sobra para isso: um SUV com visual encantador, elevado nível de segurança em todas as versões, com força global e o primeiro com nossa IA by Volks”, afirma Ciro Possobom, presidente & CEO da Volkswagen do Brasil.
IA da Volks
De maneira inédita e comprovando a atitude sempre pioneira da VW, o Tera estreia o Otto, primeira Inteligência Artificial desenvolvida por um fabricante de automóveis no Brasil. Todo o desenvolvimento de linguagem foi liderado pela time da VW Tech_ sob o comando de Cristina Cestari e com avatar criado pela time de design, liderado por José Carlos Pavone. O projeto também conta com a parceria da Accenture Brasil.
“Nosso legado de conexão emocional com os clientes tem mais de 72 anos. Essa tradição nos serviu de inspiração para criarmos o Otto, reforçando o conceito do Companionship – interação contínua e personalizada entre humanos e sistemas tecnológicos. Toda a arquitetura técnica e de dados, a definição dos componentes de voz e as provas de conceito foram concebidas pelo nosso tempo pela VW Tech_. A IA by Volks inicia uma nova era dentro e fora da Volkswagen. E ser apresentado junto com o Tera não poderia ser melhor, porque a verdadeira inovação não é apenas a que transforma produtos, mas a que transforma experiências humanas”, ressalta Cristina Cestari, CIO da Volkswagen para a Região América do Sul.
Com a IA generativa, o SUV integrado ao app Meu VW 2.0 oferece uma nova forma de dirigir e se conectar. Nativo no aplicativo do celular com espelhamento no VW Play Connect, o Otto traz inovação e será capaz de produzir respostas generativas. Trocando em miúdos: ele utiliza um LLM (grande modelo de linguagem – grandes modelos de linguagem) e agrega dados e funções da Volkswagen. Escuta, compreende e evolui de acordo com os comandos que recebe para oferecer uma experiência personalizada para cada cliente Volkswagen. Basta chamar usando a frase “Fala, Otto!” e ele te atende.
“Accenture e Volkswagen uniram a expertise brasileira inteligência em profunda artificial, design e tecnologia ao conhecimento da indústria automotiva. Com ele, entregamos mais segurança, conveniência e personalização em cada interação, ampliando a qualidade da experiência para o cliente final. Essa parceria representa a convergência de expertise e propósito, evidenciando a sinergia entre nossas tecnologias e visões de futuro”, explica Rodolfo Eschebach, Presidente da Accenture Brasil e América Latina.
O Otto foi criado para transformar a experiência dos clientes Volkswagen, sendo um companheiro no dia a dia. Para o lançamento, ele traz funcionalidades que abrangem os dados do seu veículo conectado, traz dados de autonomia, manutenções, sabe sobre a saúde do veículo, entre outras coisas. Além disso, as consultas do manual cognitivo passam a ser gerativas, trazendo o resumo de acesso rápido junto de imagens das páginas onde se encontram as informações na tela do app.
O Otto nasceu integrado com aplicativos de navegação como Waze, Google Maps e Apple Mapas e responderá perguntas abertas da internet. Ele estará disponível no segundo semestre de 2025, via espelhamento no celular, como item de série nas versões Comfort e High, e como opcional na versão TSI MT – para os clientes que possuem o pacote de conexão ativada no momento da compra. Outros modelos da Volkswagen certificados a tecnologia em breve.
Além disso, para as versões Comfort e High de série e opcionais para o TSI MT, o SUVW já está equipado com o VW Play Connect, com tela de 10,1 polegadas, espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de permitir o download de aplicativos diretamente na central multimídia, e o acesso ao aplicativo Meu VW 2.0, que oferece mais de 15 funcionalidades diretamente na tela do smartphone – entre elas abrir e fechar as portas, acionar a buzina e o alerta, limitando a velocidade de rodagem, tudo externamente.
Segurança avançada
O Tera traz como destaque a segurança de seu projeto. Todas as versões são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), frenagem autônoma de emergência (AEB) com proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS), sistema de detecção de fadiga do motorista e sistema de controle de perda de pressão dos pneus. Para as versões Comfort e High, o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) também é item de série.
O pacote ADAS entrega ainda mais recursos de segurança na versão High, com o assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist), câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga. Para garantir a melhor visibilidade aos motoristas, o Tera tem faróis em full LED em todas as versões, além de lanternas traseiras também em LED, com efeito click-clack.
Completo em todas as versões
Pensado para oferecer o melhor pacote da categoria em todas as versões, o Tera conta com uma ampla lista de séries. Além dos equipamentos de segurança e conectividade, o modelo tem direção elétrica com ajuste de altura e profundidade em todas as configurações, assim como ar-condicionado, piloto automático, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, computador de bordo, painel de instrumentos digital, sensores de estacionamento traseiro e portas USB na dianteira, com duas saídas, e o assistente de partida em rampas (HHC – Hill Hold Control).
Nas versões Comfort e High, o Novo Tera adiciona o sistema Kessy de acesso ao veículo sem uso de chave e partida do motor por botão e volante multifuncional com revestimento em material premium. Da série na versão High, o painel de instrumentos digitais é de 10,25 polegadas, além do conhecido ar-condicionado Climatronic Touch aliado ao carregador de celular por indução.
Modo de viagem ativado!
A Volkswagen inova ao oferecer o modelo feito no Brasil com elementos escondidos divertidos em sua carroceria. Uma das grandes surpresas do Tera são os chamados “Ovos de Páscoa”. Pela primeira vez, a Volkswagen do Brasil traz esses elementos escondidos, que oferecem uma interação divertida e única com os consumidores. No vidro traseiro, próximo aos limpadores do para-brisa, um desenho mostra verdadeiros ícones da marca no Brasil: Fusca, Gol e Tera formam a fila. Espalhados pelo interior do carro estão algumas escritas e outras figurinhas como “Trip mode on” no porta-malas.
Motores consagrados
Desenvolvido para desempenho entregar e eficiência, o Novo Tera chega com duas motorizações: 1.0 MPI de 84 cv e 1.0 170 TSI de 116 cv. A versão MPI será sempre equipada com o câmbio manual de cinco marchas, transmissão que também estará presente na versão TSI. As configurações Conforto e Alto contam com a transmissão automática de seis marchas.
Com esses dois motores consagrados, o Tera consegue diversificar o acesso a um público maior, democratizando, de fato, o acesso ao segmento dos SUVs. Sem contar que ambos os propulsores fornecem um baixo nível de consumo, sendo o modelo mais econômico da categoria.
High + Pacote Outfit The Town Edition
Edição especial em comemoração ao festival de música de São Paulo, o Tera na versão High oferece o pacote Outfit The Town Edition. Adicionando ainda mais sofisticação ao SUV, ao acréscimo de rodas de liga leve de 17 polegadas escurecidas, bancos com revestimento premium com o nome da edição especial, e teto e retrovisores externos pintados no cor Preto Ninja, além dos emblemas exclusivos do The Town na coluna C do veículo. Optando pelo carro na cor Preto Ninja, ele ganha os mesmos acabamentos escurecidos, dando um tom mais discreto e esportivo ao SUV – combinação exclusiva do pacote.
Clique aqui para ver fotos da versão do SUVW Tera MPI MT
Clique aqui para ver fotos da versão do SUVW Tera TSI MT
Clique aqui para baixar ver da versão do SUVW Tera Comfort TSI
Leia também: Bahia na vanguarda da energia limpa com novo projeto de vidro solar