Mais um marco histórico para Suape: o porto registrou a maior operação de exportação de veículos da Stellantis em uma única remessa nesta sexta-feira (27). No total, 4.006 unidades produzidas na planta da montadora localizada em Goiana, na Zona da Mata Norte do estado foram embarcadas com destino à Argentina, consolidando um feito logístico inédito para o conglomerado automotivo, que fabrica modelos das marcas da Fiat-Chrysler, Jeep e RAM.
“A Stellantis é um parceiro estratégico importante para o desenvolvimento de toda a região Nordeste. Temos atuado de forma contínua para aprimorar a infraestrutura do porto, garantindo operações cada vez mais ágeis e eficientes. Essa conquista é resultado do empenho coletivo e todos os envolvidos estão de parabéns”, destacou o diretor-presidente do Porto de Suape, Armando Monteiro Bisneto.
Os veículos foram carregados a bordo do navio Dover Highway, da armadora K-Line, especializado no transporte automotivo. A operação, que aconteceu no Cais 5, representa o maior volume já exportado de uma só vez pelo sexto porto público mais movimentado do Brasil, reafirmando a capacidade e eficiência do complexo logístico pernambucano. A megaoperação ocorreu nos dias 17 e 18 de junho e mobilizou dezenas de trabalhadores ao longo de 48 horas.
“Esse recorde confirma o fortalecimento das nossas operações na América do Sul e sinaliza uma retomada importante da demanda para a Argentina, um mercado estratégico para a Stellantis”, afirma o presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano,
O Jeep Renegade foi o modelo mais exportado nesta operação, respondendo por 26% do volume total. Em seguida, destacaram-se o Jeep Compass (25%), a Fiat Toro (24%), a Ram Rampage (16%) e o Jeep Commander (9%).
LÍDER NO NORTE/NORDESTE
O Hub de Veículos de Suape vem apresentando crescimento expressivo nos últimos anos, posicionando o atracadouro pernambucano como líder na movimentação de automóveis no Norte/Nordeste. Operações dessa magnitude fortalecem a cadeia automotiva local, estimulam investimentos e atraem novos fornecedores para a região, ampliando o impacto socioeconômico do setor em Pernambuco.
Em 2024, 80.057 veículos foram movimentados no hub, sendo 77% de unidades fabricados pelo Polo Automotivo da Stellantis de Goiana. De janeiro a junho deste ano, o porto já movimentou 37.668 veículos. Entre os dias 27 e 29 de maio de 2024, o porto havia registrado o maior recorde numa operação de importação de veículos: 5.459 unidades de modelos elétricos e híbridos da empresa BYD, gigante chinesa automobilística.
Leia também: Taxa de desemprego recua e emprego com carteira bate recorde, diz IBGE