Indústria News
domingo, 13/07/2025
  • A Semana
  • IndústriaCast
  • Atualidades
  • Construção
  • Mineração
  • Papel & Celulose
  • Petróleo, Gás & Biocombustível
  • Mais…
    • Bebidas & Alimentos
    • Beleza & Higiene Pessoal
    • Calçados & Têxtil
    • Metalurgia & Siderurgia
    • Química & Petroquímica
    • Turismo & Aviação
    • Veículos & Pneus
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • A Semana
  • IndústriaCast
  • Atualidades
  • Construção
  • Mineração
  • Papel & Celulose
  • Petróleo, Gás & Biocombustível
  • Mais…
    • Bebidas & Alimentos
    • Beleza & Higiene Pessoal
    • Calçados & Têxtil
    • Metalurgia & Siderurgia
    • Química & Petroquímica
    • Turismo & Aviação
    • Veículos & Pneus
Sem resultado
Ver todos os resultados
Indústria News
Sem resultado
Ver todos os resultados
Capa Bebidas & Alimentos

Licor com DNA baiano chega às prateleiras da França e Portugal

Processo de internacionalização da Lemavos contou com o apoio da Fieb

IndústriaNews por IndústriaNews
20/06/2025
em Bebidas & Alimentos
Tempo de Leitura: 5 minutos
A A
licor da Lemavos

Garrafas de Brazeiros, a linha premium de licores da Lemavos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no LinkedinCompartilhar no WhatsappCompartilhar no Telegram

Quando chega o mês de junho, os supermercados se vestem de São João. As prateleiras se enchem de bandeirolas e, entre elas, um personagem sempre ganha protagonismo: o licor. Seja de jenipapo, tamarindo ou cajá, essa bebida doce e alcoólica é símbolo da festa mais amada do Nordeste. Mas, por trás do aroma marcante e do sabor que remete à infância, há histórias de tradição, afeto e, agora, também de inovação e internacionalização.

No Recôncavo baiano, fazer licor é um ritual passado de geração em geração, nos quintais de casa. E foi justamente nesse cenário que Diego Lemos, diretor da Lemavos, teve o primeiro contato com a bebida. O que era costume de família virou, com o tempo, projeto, pesquisa, linha de produção e indústria exportadora. O nome da marca, aliás, também tem raiz familiar. “Minha mãe é da família Lemos. Fui buscando a origem do nome e cheguei a ‘Lemavos’”, explica.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Apical

Óleos vegetais: Apical investe R$100 mi e inaugura hub de tancagem em SP

Cargill

Após 27 anos de arrendamento, Cargill compra planta industrial em Barreiras

Com mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial e doutorado em Modelagem Computacional, ambos pelo Senai Cimatec, Diego viu no saber popular uma oportunidade de empreender — e aplicar tecnologia para valorizar ainda mais a cultura regional. “Lá atrás, percebi o quanto a produção era artesanal, feita ‘no olhômetro’, sem qualquer medição técnica. A maioria ainda usava prensa de madeira, a mesma de fazer farinha de mandioca”, conta.

Foi assim que, em 2011, surgiu a ideia da Lemavos. A industrialização começou dois anos depois, com apoio da Fapesb, e exigiu dedicação técnica, emocional e pessoal. Tanques, refratômetros, alcoômetros, pH-metros e muito estudo: tudo foi estruturado para garantir padrão, qualidade e respeito ao sabor original. “Mergulhei nesse universo. Fiz cursos, visitas técnicas, estudei desde vinhos até cachaça. Em 2015 começamos com a linha de produção”, lembra Diego.

Para atender todos os públicos, a indústria tem dois tipos de licores, sendo um popular (Sr, Nô) e um premium (Brazeiros). Entre os sabores que mais fazem sucesso estão mel de cacau, limão siciliano e canela, caju, maracujá e outros. Ampliando o mercado, a Lemavos também tem destilados de caju, cacau e jabuticaba em seu portifólio, além de aguardente de melado e rum.

Diego Lemos
O empresário Diego Lemos começará a exportar para a Europa em julho (Foto: Fieb)

ESG

Os licores da empresa são todos produzidos com frutas compradas diretamente de agricultores familiares e não apenas abastecem o comércio junino, como também têm demanda o ano todo, seja por rede de supermercados, espaços especializados, ecommerce ou na loja da Lemavos em Itacaré, no Sul do Estado, e agora também em Morro de São Paulo.

Com práticas sustentáveis e incentivo à arte e diversidade— que vão desde a mão-de-obra até os rótulos— a empresa já nasceu conectada com os princípios do ESG, e foi além: transformou o resíduo do licor de jenipapo em ração para peixes e camarões, em parceria com a UFSB e apoio do CNPq e da Fapesb.

Europa

E agora, mais um marco: os licores baianos da Lemavos serão exportados para França e Portugal. A conquista é resultado de anos de preparação, com apoio do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Através do CIN, a empresa participou de mentorias e consultorias personalizadas que orientaram desde adequações regulatórias até mudanças nos rótulos: detalhe a detalhe.

“Foi uma verdadeira escola. A FarmLab, por exemplo, nos mostrou que até o símbolo de reciclagem precisa seguir o padrão do país de destino. É nesse nível de especificidade que chegamos”, destaca Diego. A exportação é, para ele, apenas mais um passo. Um passo firme, porém, simbólico, de que tradição e inovação não precisam caminhar em lados opostos. Pelo contrário: quando andam juntas, podem transformar uma receita de família em produto global.

Patrícia Orrico
Patrícia Orrico, gerente do CIN/Fieb (Foto: Gilberto Jr/Coperphoto/Sistema Fieb)

CIN

A Lemavos é apenas uma das dezenas de empresas que o CIN apoia ou já apoiou por meio do Programa de Internacionalização, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). São oferecidas capacitações sobre a temática, assessoria individualizada — que inclui técnica e prática, além da promoção comercial, através da participação em missões empresariais, rodadas de negócios e feiras.

“No programa de internacionalização, a empresa conta com o apoio de profissionais e tradings nas etapas de identificação e abordagem de mercados-alvo, preparação dos produtos e negociação com potenciais compradores. Tudo isso de modo individualizado, pensando na necessidade e demanda de cada indústria”, destaca Patrícia Orrico, gerente de Internacionalização da Fieb.

O CIN atua com diversos segmentos da indústria, a exemplo de alimentos e bebidas, higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, além de vestuário, calçados e acessórios, que integram o chamado Origem Bahia. “Nosso trabalho concentra-se em capacitar as empresas, apoiá-las através de um processo de mentoria, buscando justamente aproveitar uma crescente tendência de ampliação de mercados e oportunidades. A aposta é em produtos diferenciados, com qualidade e características próprias, muitas vezes vinculadas ao território de origem e às condições produtivas locais, o que agrega valor e facilita o acesso a mercados em todo o mundo”, explica Orrico.

Ela ressalta que estruturar uma operação internacional não é simples para pequenas e médias indústrias. “É muito difícil para a pequena empresa conseguir estruturar uma estratégia comercial e internacional sem apoio, seja por questões técnicas ou operacionais. Quando estruturamos uma missão empresarial, por exemplo, cuidamos da agenda, da contratação de serviços de tradução, da organização das atividades e das rodadas de negócios no exterior. Nada disso ocorreria sem o suporte técnico e operacional que oferecemos, o que também ajuda a reduzir os custos que cabem à empresa”, completa.

Já o Projeto Viver Bahia inclui indústrias de construção civil, mármores e granitos, tintas, móveis, decoração, cerâmica e revestimentos. “As estratégias de promoção comercial estão diretamente ligadas à demonstração do valor do produto e à criação de uma imagem que reflita sua procedência. Trata-se de um marketing territorial que busca posicionar os produtos baianos de forma estratégica, a exemplo do que já é feito em países europeus, onde a origem é um diferencial competitivo, associado à qualidade, tradição e às características socioeconômicas dos produtores, assegurando uma inserção mais valorizada nos mercados internacionais”, finaliza a gerente.


Leia também: Nova frente do Sesi une empresas para transformar saúde corporativa

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo.

Cadastre-se para receber nosso conteúdo em seu e-mail todos os dias.

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Tags: Federação das Indústrias do Estado da BahiaFiebFrançalicorPatrícia OrricoPortugalSão JoãoSebrae
Artigo Anterior

Nestlé investirá R$500 milhões para expandir produção e inovação em cafés

Próximo Artigo

Hotel Deville lança programação especial para as férias de julho

IndústriaNews

IndústriaNews

O portal Indústria News tem como foco principal a cobertura dos fatos relacionados à indústria da Bahia

Próximo Artigo
Deville Prime Salvador

Hotel Deville lança programação especial para as férias de julho

aço

Setor do aço: leve avanço na produção e recorde histórico nas importações

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assaí

Assaí está com mais de 300 vagas abertas na BA

Onix

Montadoras aceleram credenciamento de modelos para obter isenção de IPI

Mondial

Mondial chega a Cruz das Almas com investimento de R$ 45,7 milhões

lula

Lula: governo tem apoio do povo para enfrentar sanção de Donald Trump

INDÚSTRIA CAST

Energia solar em alta: Bahia é destaque nacional na geração centralizada

Energia solar em alta: Bahia é destaque nacional na geração centralizada

Adary Oliveira

Assista ao primeiro episódio da terceira temporada do IndústriaCast

+VISTAS EM 24 hORAS

  • Mondial

    Mondial chega a Cruz das Almas com investimento de R$ 45,7 milhões

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Montadoras aceleram credenciamento de modelos para obter isenção de IPI

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Produção da indústria tem forte queda na Bahia

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Tarifa de importação de 50% dos EUA atinge 10 mil exportadoras brasileiras

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Assaí está com mais de 300 vagas abertas na BA

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Lula: governo tem apoio do povo para enfrentar sanção de Donald Trump

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Quem somos
  • Fale com a gente
  • Anuncie conosco
  • Política de privacidade
redacao@industrianews.com.br

© 2022 Indústria News

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • A Semana
  • Atualidades
  • IndústriaCast
  • Bebidas & Alimentos
  • Beleza & Higiene Pessoal
  • Calçados & Têxtil
  • Construção
  • Metalurgia & Siderurgia
  • Mineração
  • Papel & Celulose
  • Petróleo, Gás & Biocombustível
  • Química & Petroquímica
  • Turismo & Aviação
  • Veículos & Pneus

© 2022 Indústria News

Utilizamos cookies. Ao continuar navegando no site você concorda com estas condições. Confira nossa Política de Privacidade e Uso de Cookies.