Após anos de descaso, a ViaBahia finalmente deixará a gestão das rodovias BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528. O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o encerramento do contrato com a ANTT, e a administração das estradas será transferida ao Dnit a partir de abril.
Mas a saída da concessionária vem com um custo pesado para os cofres públicos. O governo federal pagará cerca de R$ 892 milhões à ViaBahia para encerrar o contrato. Em “troca”, a empresa desistirá de processos que, juntos, somam mais de R$ 9,5 bilhões contra a ANTT.
Ou seja, depois de 15 anos de má gestão, serviços precários e descumprimento de obrigações contratuais, a concessionária sai de cena recebendo dinheiro.
Enquanto isso, os usuários das rodovias seguiram pagando pedágios caros por estradas malconservadas.
A duplicação da BR-324 nunca aconteceu, a manutenção é mínima e a segurança viária segue sendo um problema crítico. Quem cruza o trecho entre Salvador e Feira de Santana, por exemplo, desembolsa quatro tarifas para circular em vias longe do ideal.
A pergunta que fica: quem realmente saiu ganhando com esse desfecho?
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