Indústria News
terça-feira, 15/07/2025
  • A Semana
  • IndústriaCast
  • Atualidades
  • Construção
  • Mineração
  • Papel & Celulose
  • Petróleo, Gás & Biocombustível
  • Mais…
    • Bebidas & Alimentos
    • Beleza & Higiene Pessoal
    • Calçados & Têxtil
    • Metalurgia & Siderurgia
    • Química & Petroquímica
    • Turismo & Aviação
    • Veículos & Pneus
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • A Semana
  • IndústriaCast
  • Atualidades
  • Construção
  • Mineração
  • Papel & Celulose
  • Petróleo, Gás & Biocombustível
  • Mais…
    • Bebidas & Alimentos
    • Beleza & Higiene Pessoal
    • Calçados & Têxtil
    • Metalurgia & Siderurgia
    • Química & Petroquímica
    • Turismo & Aviação
    • Veículos & Pneus
Sem resultado
Ver todos os resultados
Indústria News
Sem resultado
Ver todos os resultados
Capa Atualidades

Fila, atrasos e omissões: o drama da indústria nos portos brasileiros

CNI reuniu usuários de transportes marítimos e Antaq para debater dificuldades da indústria para a exportação de cargas industriais

IndústriaNews por IndústriaNews
25/02/2025
em Atualidades
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
Porto de Suape, Ipojuca (PE) 25.11.2019 -Foto: Gilberto Sousa

"A movimentação de cargas em contêineres chegou a 13,9 milhões de TEUs em 2024 (Foto: Gilberto Sousa)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no LinkedinCompartilhar no WhatsappCompartilhar no Telegram

Cancelamentos de rotas, atrasos nos navios, omissão de escalas e filas excessivas são alguns dos muitos problemas enfrentados pela indústria para escoar cargas nos portos brasileiros. Esses transtornos têm causado enormes prejuízos para o setor produtivo nacional. Nos últimos meses de 2024 e neste começo de ano, a  Confederação Nacional da Indústria (CNI) tem sido procurada por uma série de entidades representantes de setores industriais, com relatos de problemas nos portos e no transporte marítimo.

Para se ter ideia do tamanho do problema, 71% dos navios de contêineres que transportaram café tiveram atrasos ou mudanças de escalas com impacto nas exportações do produto, em dezembro do ano passado. Isso corresponde a 206 de 290 porta-contêineres, segundo dados do Boletim Detention Zero (DTZ).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soft Inn Alagoinhas

Louvre Hotels Group-Brazil anuncia novo Soft Inn Bahia Alagoinhas

Fieb

Governo e Fieb buscam saída para taxações dos Estados Unidos

O diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz, ressalta que os portos são o principal elo da cadeia logística da indústria nacional, respondendo por 96% das mercadorias exportadas pelo Brasil em toneladas. “A movimentação de cargas em contêineres chegou a 13,9 milhões de TEUs em 2024, o dobro da registrada em 2010. Esse tipo de carga exerce um papel relevante para a economia de um país, especialmente por incluir produtos manufaturados e de maior valor agregado. É o caso das exportações de carnes refrigeradas, produtos de madeira e celulose, café e produtos químicos”, destaca Muniz.

O especialista em Infraestrutura da CNI Ramon Cunha alerta que uma parte dos problemas envolve infraestrutura portuária, mas outra parte diz respeito à fiscalização relativa a situações como omissões e cancelamentos por parte de armadores. Os relatos motivaram uma reunião da CNI com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

portos

Grupo de trabalho

No encontro, a Antaq informou ter instituído grupos de trabalho para tratar com armadores e instalações portuárias. A autarquia sugeriu que a CNI liderasse um outro grupo, com reuniões periódicas, para trazer diagnóstico e pleito dos usuários do transporte marítimo para que a agência possa se inteirar das queixas e tomar providências.

De acordo com Ramon Cunha, de forma geral, a situação para exportação de produtos em contêineres piorou muito no país desde o segundo semestre do ano passado.

“A indústria exportadora tem uma previsão de que o navio vai buscar a carga, mas o transportador por algum motivo cancela, informando com tempo insuficiente para o empresário se programar. Outro problema é o atraso e omissão da escala pelo transportador, passando direto pelo porto onde está a carga, o que, além do prejuízo pelo adiamento no transporte da carga, resulta em cobranças indevidas por tempo adicional de uso do contêiner”, detalha o especialista da CNI.

A CNI apresentou em reunião neste mês de fevereiro as principais reclamações e demandas dos embarcadores industriais à Antaq. A reunião técnica contou com a participação virtual do superintendente de Regulação da Agência, José Renato Fialho, e mais de 20 representantes de associações, federações das indústrias e empresas.


Leia também: Gigante do pré-sal: Campo de Búzios atinge 800 mil barris por dia

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo.

Cadastre-se para receber nosso conteúdo em seu e-mail todos os dias.

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Tags: AntaqCNIindústriaportos
Artigo Anterior

Gerdau lidera reputação no setor do aço

Próximo Artigo

Gás natural fortalece a indústria têxtil sergipana

IndústriaNews

IndústriaNews

O portal Indústria News tem como foco principal a cobertura dos fatos relacionados à indústria da Bahia

Próximo Artigo
Altenburg

Gás natural fortalece a indústria têxtil sergipana

Heineken

Heineken é a cerveja puro malte mais vendida no Brasil em 2024

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Liza

Marca de óleos Liza inova com ações de sustentabilidade e educação ambiental

Soft Inn Alagoinhas

Louvre Hotels Group-Brazil anuncia novo Soft Inn Bahia Alagoinhas

Fieb

Governo e Fieb buscam saída para taxações dos Estados Unidos

Veracel

Veracel completa 34 anos como âncora de desenvolvimento para 11 municípios baianos

INDÚSTRIA CAST

Energia solar em alta: Bahia é destaque nacional na geração centralizada

Energia solar em alta: Bahia é destaque nacional na geração centralizada

Adary Oliveira

Assista ao primeiro episódio da terceira temporada do IndústriaCast

+VISTAS EM 24 hORAS

  • Veracel

    Veracel completa 34 anos como âncora de desenvolvimento para 11 municípios baianos

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Alliança Saúde adquire Grupo Meddi por R$252 milhões e amplia liderança no Nordeste

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mondial chega a Cruz das Almas com investimento de R$ 45,7 milhões

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Governo e Fieb buscam saída para taxações dos Estados Unidos

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • JBS abre 100 vagas de emprego em Santa Catarina

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Ford anuncia o lançamento do Mustang Dark Horse no Brasil

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Quem somos
  • Fale com a gente
  • Anuncie conosco
  • Política de privacidade
redacao@industrianews.com.br

© 2022 Indústria News

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • A Semana
  • Atualidades
  • IndústriaCast
  • Bebidas & Alimentos
  • Beleza & Higiene Pessoal
  • Calçados & Têxtil
  • Construção
  • Metalurgia & Siderurgia
  • Mineração
  • Papel & Celulose
  • Petróleo, Gás & Biocombustível
  • Química & Petroquímica
  • Turismo & Aviação
  • Veículos & Pneus

© 2022 Indústria News

Utilizamos cookies. Ao continuar navegando no site você concorda com estas condições. Confira nossa Política de Privacidade e Uso de Cookies.