A indústria alimentícia está otimista para a próxima temporada de festas de fim de ano. De acordo com Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi), o setor espera um crescimento de 3% a 5% no volume de vendas e 5% a 8% no faturamento de panetones em 2024. Este ano, as fabricantes apostam em novos sabores, embalagens criativas e mais inovação em seus portfólios, que prometem agradar tanto os consumidores tradicionais quanto aqueles que buscam novas experiências.
De novembro de 2023 a janeiro de 2024, as vendas de panetones registraram crescimento de 31,5% em faturamento, alcançando 37,6 milhões de lares brasileiros. O formato tradicional de panetone continuou sendo o preferido entre os consumidores, representando 43% das vendas totais da categoria, com destaque para os sabores clássicos de frutas cristalizadas e gotas de chocolate.
Além do impacto positivo nas vendas, a categoria tem atraído um público mais diversificado, incluindo a geração mais jovem. Esse movimento mostra à indústria que esses consumidores também valorizam tradição e qualidade em produtos alimentícios, especialmente durante o Natal, quando buscam opções tanto para o consumo quanto para presentear.
Expectativas
Para atender à crescente demanda e aos diferentes perfis de consumidores, as indústrias de panetone já estão se preparando para a sazonalidade 2024/2025. Além dos tradicionais panetones de frutas cristalizadas e chocotones, novas opções, incluindo sabores salgados e versões sem glúten e lactose, formatos e embalagem, estão chegando às prateleiras dos principais mercados do Brasil.
O presidente-executivo da Abimapi, Claudio Zanão, destaca que o segmento de panetones têm uma contribuição significativa no faturamento geral da indústria de produtos natalinos, representando uma parcela importante do desempenho anual das empresas. “A cada ano, a categoria de panetones ganha mais relevância dentro do nosso setor, tanto em termos de faturamento quanto em geração de empregos temporários, especialmente no período de festas”.
Apesar dos desafios impostos pela inflação e pelo aumento nos custos de insumos, como farinha de trigo e embalagens, há otimismo no setor. “Mesmo com um cenário econômico desafiador, acreditamos que a tradição dos panetones nas mesas brasileiras, aliada à inovação em novos sabores e formatos, será fundamental para sustentar o crescimento”, conclui Zanão.
Sobre a Abimapi
Uma das maiores associações alimentícias do país, a Abimapi representa mais de 90 empresas que detêm cerca de 75% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo de farinha de trigo. Sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional.
Em parceria com a ApexBrasil, desenvolve o projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes para fomento da exportação, formado por 90 empresas brasileiras que anualmente exportam para mais de 90 países.
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