Uma das principais estratégias adotadas pelas companhias do setor de mineração para avançar na descarbonização das suas operações é a utilização de energia renovável. A Casa dos Ventos, referência e protagonista da transição energética brasileira, é uma das parceiras dessas empresas na jornada rumo a uma economia de baixo carbono, e estará presente na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2024), mostrando suas soluções sustentáveis para o setor.
De acordo com o Inventário de Emissões GEE do Setor Mineral 2024, o segmento de mineração é responsável por 0,55% das emissões de gases de efeito estufa do Brasil, o que corresponde a 12,77 milhões de toneladas de CO2e (carbono equivalente). A queima de combustíveis fósseis, com destaque para o óleo diesel, é responsável por 59% das emissões das mineradoras.
As mineradoras alinhadas às demandas ambientais já iniciaram um movimento potente para transformar esse cenário e a Casa dos Ventos tem sido uma aliada estratégica das companhias para acelerar o cumprimento de suas metas rumo à descarbonização de seus processos produtivos.
A empresa de energia construiu um diversificado portfólio de soluções customizado especialmente para a indústria da mineração com estrutura que abrangem desde acordos de autoprodução (na qual a parceira torna-se sócia de uma usina de fontes renováveis), contratos de fornecimento de energia, eletrificação de caldeiras, até serviços ambientais como I-RECs e Crédito de Carbono, que são certificações para compensação das emissões das mineradoras.
Parceiros
“Contribuímos de forma consistente para que nossos parceiros da mineração realizem, de forma efetiva, a sua jornada de transição energética. Além do claro impacto na redução das emissões, nossa contribuição abrange redução de custos e previsibilidade de gastos”, explica Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos.
Reforçando seu posicionamento como empresa de soluções customizadas para a mineração, a Casa dos Ventos é a patrocinadora exclusiva da cota Transição Energética da Exposibram 2024, maior palco da mineração da América Latina, que acontece de 09 a 13 de setembro, em Belo Horizonte (MG). Realizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o evento está entre os mais relevantes do setor na América Latina e deverá reunir mais de 2 mil congressistas em discussões envolvendo o crescimento, os desafios e as tendências deste mercado.
Leia também: GM investe R$5,5 bilhões em São Paulo e vai produzir veículos híbridos flex