A Toyota do Brasil acaba de anunciar um novo investimento em Sorocaba, no interior paulista. O aporte de R$160 milhões faz parte da estratégia da fabricante rumo à otimização da logística de suas operações, além de reforçar ainda mais o seu compromisso como empresa de mobilidade e a busca pela neutralidade de carbono. Neste novo Centro de Distribuição de Peças serão recebidas e despachadas todas as peças das marcas Toyota e Lexus comercializadas no Brasil, bem como as exportações das peças dos modelos Corolla, Corolla Cross, Yaris e Etios para os países da América Latina e Caribe.
“Estamos evoluindo junto com as necessidades dos nossos clientes e do mercado. O novo investimento também reforça a determinação da Toyota no cumprimento de uma de suas principais missões: aumentar sua competitividade no mercado regional e global, ao manter uma operação moderna e estável, com mais produtividade e flexibilidade”, afirma José Ricardo Gomes, diretor comercial da Toyota do Brasil.
“Estamos muito entusiasmados em anunciar a criação de nosso novo armazém em Sorocaba. Além de reforçar nossa presença no mercado brasileiro de mobilidade, o novo Centro de Distribuição de Peças e Acessórios (CDP) também gerará empregos, fortalecerá a economia local e aumentará a qualidade e a satisfação dos clientes com nossos serviços de pós-venda. É uma ótima notícia para a Toyota, para Sorocaba e para toda a região”, comenta Jorge Mussi, gerente geral de Pós-Vendas da Toyota do Brasil.
O novo espaço será dedicado ao armazenamento de peças de todas as versões da marca, principalmente de modelos híbridos e híbridos flex, em ascensão no mercado, e contará com o novo conceito global de logística e automação da Toyota. As obras começarão neste mês e a transferência das atividades para o novo local será iniciada em outubro de 2024. A previsão é de que o projeto seja concluído em 2025.
O investimento da Toyota em Sorocaba também trará impactos positivos na economia local. A estimativa é de que haja um fortalecimento dos negócios na região, bem como sua manutenção e novas oportunidades profissionais.
Desenvolvimento competitivo
A Toyota tem investido constantemente na busca por mais competitividade no mercado brasileiro e já investiu por aqui mais de R$7 bilhões na última década. Essa estratégia tem sido fundamental para aumentar o potencial da montadora em ofertar veículos ao mercado doméstico e para exportação.
Buscando maior competitividade no Brasil, em novembro de 2021 a Toyota iniciou o terceiro turno de produção na planta de Sorocaba, uma iniciativa que colaborou para o aumento de 30% no volume de produção anual da fábrica e gerou 550 contratações diretas.
Além do investimento em Sorocaba, a Toyota recentemente anunciou um aporte de R$1,7 bilhão para a produção de um novo modelo compacto híbrido flex no país.
Leia também: Nova fábrica da Cibra, em Sinop, entra em operação