A Huvispan Têxtil, empresa catarinense de tinturaria e acabamento para o setor têxtil, está dando um importante passo em direção à excelência e ao bem-estar de seus funcionários. Recentemente, a empresa tem previsto investir mais de R$2 milhões em sua estrutura fabril, visando aprimorar a qualidade, segurança e bem-estar de mais de 200 colaboradores através do ambiente de trabalho.
O investimento em uma nova estrutura fabril também permitirá à empresa otimizar seus processos de produção. Essa modernização garantirá maior eficiência, qualidade e produtividade em todas as etapas da cadeia produtiva. No entanto, a Huvispan Têxtil vai além do aspecto técnico.
A empresa reconhece a importância de proporcionar um ambiente de trabalho seguro, saudável e confortável para seus funcionários. Por isso, parte do investimento está sendo direcionado para melhorias nas instalações físicas, visando criar um espaço propício para o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores.
De acordo com a consultora de qualidade da Huvispan Têxtil, Tathiana Pettenuci da Silva, inicialmente foi feito um investimento de R$800 mil e projeções de mais de R$1,5 milhões para a finalização das obras. Tathiana explica que a necessidade de melhorias surgiu em 2019, com o novo projeto da fachada da empresa.
“Ao mesmo tempo, identificamos diversas outras melhorias que precisavam ser feitas internamente. Então, ao contratar uma arquiteta, decidimos por fazer novos projetos”, diz.
“Já realizamos a reforma da copa e salas de reuniões da área administrativa, além da horta comunitária interna e parte da fachada da empresa. Atualmente estamos em andamento com as obras dos banheiros, que serão reformados e entregues neste primeiro semestre de 2023. Ainda temos prevista a reforma do refeitório, salas do administrativo, sala de jogos e deck próximo ao refeitório”, conta.
Tathiana explica que a finalização das obras está prevista para até 2030. “A expectativa é terminar antes, mas como a fábrica não para, precisamos realizar os processos aos poucos para garantir segurança e qualidade no dia-a-dia dos funcionários”.
Arquitetura
De acordo com a arquiteta responsável pelo projeto, Camila Lippel, o objetivo principal é criar espaços de qualidade que promovam uma experiência singular, repleta de significado e cuidado, tanto para colaboradores quanto para clientes.
“Buscamos criar ambientes acolhedores e inspiradores onde cada pessoa se sinta verdadeiramente pertencente aos espaços. Nossa missão é estabelecer uma conexão afetuosa com o meio, proporcionando um sentimento de pertencimento e contribuindo para o bem-estar e o sucesso de todos os envolvidos”, conta.
Além de ter uma persona ímpar, a Huvispan possui uma representação de propósitos muito bem definida. “Esses propósitos foram fundamentais na concepção do conceito do projeto, permitindo-nos sugerir soluções direcionadas e eficazes, que fizessem sentido para a dinâmica de toda a empresa e equipe de colaboradores. O uso da paleta escolhida – com o mix de cores e neutralidade em pontos estratégicos -, auxiliou na distribuição de setorização dos ambientes, proporcionando diferentes sensações conforme o usuário observa a dinâmica do espaço mudando, representando também a fluidez da marca”, revela Camila.
“A escolha das cores reflete a nossa busca pelo reconhecimento. Cada matiz foi selecionado com cuidado, criando harmonia, continuidade e diferentes estímulos dentro de cada um dos ambientes. A presença de tons vibrantes nas áreas de convívio evidencia o propósito da marca: tornar o mundo mais belo e colorido. Por outro lado, nas áreas administrativas – onde também atendemos a uma das solicitações dos colaboradores -, optamos por ambientes mais sóbrios e clean, onde os valores de comprometimento coletivo é evidenciado”, explica.
A arquiteta ressalta que a presença marcante da sustentabilidade como um valor essencial da Huvispan, aliada ao estímulo constante à apreciação da natureza, nos proporcionou insights valiosos.
“Essas inspirações foram cuidadosamente incorporadas ao projeto, refletindo-se em elementos que transmitem frescor, formas e cores que evocam a harmonia com o ambiente natural. Além disso, a repetição de padrões e movimento da logomarca também desempenhou um papel significativo no nosso moodboard de inspiração. Esse uso resultou em uma identidade visual consistente e coerente em todo o projeto de interiores”, conta.
“Todas essas fontes de inspiração, juntas, resultaram em um projeto que se conecta à essência da Huvispan. A cada passo dado, nossa busca foi pela criação de ambientes funcionais e agradáveis, onde cada indivíduo se sinta acolhido e inspirado”, revela.
Colaboradores
De acordo com o colaborador da área comercial, Daniel Artur Bandoch, essa novas mudanças impactam diretamente no bem-estar dos colaboradores.
“Um ambiente com designer inovador acaba inspirando e sendo muito mais motivador. Todas essas mudanças impactaram diretamente em um atendimento de excelência, melhorando a recepção dos clientes, fornecedores e colaboradores. Esse investimento com certeza impacta diretamente em um ambiente mais agradável e inspirador para todos nós”, conclui.
Sobre a Huvispan Têxtil
Fundada em agosto de 2005, a Huvispan desenvolve soluções de ponta para o segmento têxtil. Estrategicamente localizada em um dos maiores polos têxteis do país, na cidade de Blumenau/SC, a empresa possui uma estrutura de aproximadamente 21.000 m² de área construída. Além do serviço de tinturaria e acabamento para malhas e tecidos em rolo, a marca é distribuidora do Elastano Creora, fios metalizados, fios de poliéster e fios de viscose para todo o Brasil.
Entre seus diferenciais estão uma estrutura moderna e tecnologia de ponta, padronização de maquinário, garantia de qualidade em todas as etapas do processo, estrutura física montada pensando no fluxo correto de trabalho, laboratórios físico e químico próprios, preço competitivo, grande variedade de fios a pronta entrega, assistência técnica e atendimento especializado.
Leia também: Pix alavanca mercado de apostas online no Brasil