Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta quarta-feira (31/5) pelo Ministério do Trabalho, trazem uma boa notícia para a indústria da Bahia: o emprego no setor industrial segue em recuperação. De acordo com o levantamento, o segmento industrial do estado registrou um saldo positivo de 2.892 vagas com carteira assinada em abril. Foi o segundo melhor desempenho entre os cinco grandes grupos da atividade econômica do estado, atrás apenas do setor de serviços (6.351).
Na indústria de transformação, o principal destaque no mês passado foi o setor de derivados de petróleo e biocombustíveis, com um saldo 1.466 novos postos de trabalho. O resultado é reflexo, em grande parte, dos investimentos de empresas como Acelen, PetroReconcavo e 3R.
Já as indústrias de alimentos registraram um saldo positivo de 1.093 postos. Em sentido contrário, o setor de confecção e acessórios fechou 123 vagas.
Ainda de acordo com o Caged, o estoque de empregos formais na indústria baiana é de 296.000 postos hoje.
Outros setores
A Bahia encerrou o mês de abril com 11.250 novas vagas com carteira assinada. Foi o sexto melhor desempenho do país. Além da indústria e do setor de serviços, houve saldo positivo de vagas no comércio (1.122) e na agropecuária (1.132). Na construção, foram fechados 247 postos.
No mês, o Brasil computou um saldo de 180.005 vagas, enquanto o Nordeste registrou 11.166 novos postos – representando variações relativas de 0,42% e 0,16% comparativamente ao estoque do mês anterior, respectivamente.
Leia também: Monin investe R$350 milhões em fábrica no interior de São Paulo