Nesta terça-feira, 2 de maio, chega ao mercado o AgFeed, uma plataforma de notícias voltadas ao setor de agronegócios e que traz a cobertura de temas associados a negócios, economia, finanças e inovação que impactam o segmento, considerado o carro-chefe da economia brasileira. O veículo traz análises e informações de qualidade para o ecossistema de empresários, decisores e investidores do agro.
O AgFeed foi criado por meio de uma sociedade entre a NeoMedia — holding responsável pelo NeoFeed, que é hoje uma das mais relevantes plataformas de notícias de negócios do mercado –, o jornalista Luiz Fernando Sá e o publicitário Phelipe Krisztan Pedroso, ambos profissionais com larga experiência na comunicação do agronegócio. “Combinamos o melhor jornalismo de negócios, do NeoFeed, com o nosso conhecimento e experiência em informações sobre o mundo agro”, afirma Luiz Fernando Sá, sócio-fundador e diretor editorial do AgFeed.
“Nossa proposta é a de oferecer conteúdo qualificado e aprofundado para apoiar a tomada de decisão e os negócios nesse mercado, que hoje impacta cerca de 47% do PIB brasileiro, se considerarmos negócios diretos e indiretos relacionados à agropecuária, agroindústria e serviços”, complementa.
O projeto nasceu da necessidade de trazer uma plataforma de notícias que refletisse a relevância econômica e o novo momento do agro brasileiro. “Hoje esse representa o mais importante negócio do Brasil, mas nem sempre tem um tratamento à altura na cobertura jornalística”, afirma Carlos Sambrana, cofundador da NeoMedia e do NeoFeed e sócio do AgFeed.
“Nossa proposta com a criação do AgFeed é mudar esse cenário, ao construir uma plataforma que ofereça conteúdos relevantes sobre negócios e que conectem o mercado de capitais aos empresários do agro e vice-versa”, complementa Ralphe Manzoni Jr., também cofundador da Neomedia e sócio do AgFeed.
Time
Para oferecer jornalismo independente, exclusivo e de qualidade, o AgFeed conta com um time de jornalistas especializados em negócios no setor de agro, liderados por Luiz Fernando Sá, que atua há mais de 30 anos no jornalismo, com passagens como editor, redator-chefe e diretor em títulos como Veja SP, IstoÉ e IstoÉ Dinheiro. Foi ainda criador da Dinheiro Rural e dirigiu a área de projetos e mídias digitais da Editora Três.
Desde 2016, Sá atua em projetos que tenham o propósito de unir comunicação, tecnologia e agronegócio e revelar o que as melhores cabeças do setor estão fazendo para produzir mais e melhor. Ao lado de Pedroso, que atuou na área comercial de veículos como Fox Latin Channel, Canal Rural e Dinheiro Rural, criou a revista Plant Project e o site StartAgro, pioneiro na cobertura do ecossistema de inovação digital no agronegócio.
O time editorial do AgFeed atuará de forma independente da redação do NeoFeed e trará profissionais com vasto conhecimento e experiência no jornalismo voltado ao agronegócio, como a editora Alessandra Mello, ex-diretora de Conteúdo do Canal Rural.
A equipe de colunistas trará nomes consagrados em várias áreas do agro. Entre os nomes já confirmados estão: Teresa Cristina (Teka) Vendramini, pecuarista e primeira mulher a presidir a Sociedade Rural Brasileira; Marcello Brito, secretário-executivo do Consórcio Amazônia Legal, coordenador de Agronegócios da Fundação Dom Cabral e ex-presidente da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio); Fernando Sampaio, diretor de Sustentabilidade da Abiec (Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carnes Industrializadas); Rodrigo Iafelice dos Santos, empreendedor e investidor em AgTechs no Brasil e no exterior; Felipe Treitinger, CEO da Cumbre Agro; Simone Rodrigues, sócia-fundadora do Clube Agro; e Leonardo Lima, CEO da Dreams & Purpose e ex-vice-presidente de Sustentabilidade da Arcos Dorados (Mc Donald’s) na América Latina.
Consumo
Toda a plataforma do AgFeed foi criada com base nas necessidades de consumo de conteúdo digital. Por conta disso, oferece feed dinâmico e de fácil navegação no mobile e uma newsletter diária com as principais notícias e informações sobre o agronegócio.
Além disso, as notícias do AgFeed serão apresentadas em um espaço reservado na home e na newsletter do NeoFeed, assinada por grandes nomes do PIB e do mercado financeiro. Serão também distribuídas em diferentes canais através de parcerias com empresas que se relacionam com o público do agronegócio. A primeira parceria já firmada é com o Clube Agro, programa pioneiro de relacionamento multimarcas no agronegócio, que possui mais de 89 mil produtores cadastrados.
O AgFeed inclui também uma área de podcasts e webséries para projetos especiais e cocriação de conteúdos com anunciantes interessados em impactar os decisores do agro e investidores.
“Vamos investir em relacionamentos e formatos comerciais que geram valor às marcas presentes no AgFeed, levando-as a um público qualificado e com poder de decisão”, diz Phelipe Pedroso, diretor comercial do novo veículo.
Leia também: Atlas Agro vai investir R$4,3 bilhões em fábrica de fertilizante verde