No próximo dia 11 de maio, acontecerá, em Salvador, a cerimônia de posse do novo Conselho de Administração da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), para o triênio 2023-2026, que será presidido pelo diretor-presidente da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), Luiz Gavazza. Como anfitriã, a Bahiagás recebe todas as distribuidoras do Brasil e autoridades do setor energético para o evento, que será realizado no Wish Hotel da Bahia, às 19h.
O encontro marca o início de uma nova gestão do Conselho da Associação, que considera as peculiaridades e características distintas de todos os estados e regiões brasileiras, expressando as necessidades do mercado e das distribuidoras de gás natural do país.
O novo presidente da Abegás destaca a importância do encontro para o setor energético do Brasil, onde, além da cerimônia de posse, serão discutidos os movimentos e avanços realizados pelas distribuidoras nos seus estados de atuação.
“Será uma excelente oportunidade para aprofundarmos a discussão sobre o futuro do mercado de gás natural no país, levando em consideração as experiências e as melhores práticas nacionais e internacionais”, destaca Gavazza.
A nova composição do Conselho de Administração da Abegás foi aprovada em assembleia realizada em 28/2. Entre as prioridades da Associação, estão a garantia do acesso isonômico à malha de transporte de gás natural; o aumento da oferta de gás natural e de outros energéticos, como o biometano e o hidrogênio verde; a atuação na esfera regulatória, visando à convergência entre as regulações estaduais e federais; e o incentivo à diversificação dos usos do gás natural e dos demais energéticos movimentados e comercializados pelas distribuidoras estaduais.
Abegás
Criada em 1990, a Abegás tem pautado a sua atuação, nos seus 33 anos de existência, no fortalecimento das empresas distribuidoras de gás canalizado e do setor, trabalhando pela ampliação da oferta do energético, seja através do fomento à produção nacional ou por meio de importação. A Associação atua no intercâmbio e na cooperação técnica e institucional entre seus associados e outras entidades, e na colaboração com órgãos governamentais, nas esferas federal e estadual, visando o desenvolvimento e fortalecimento da indústria brasileira do gás natural.
Nova composição do conselho
Presidente – Luiz Raimundo Barreiros Gavazza, diretor-presidente da Bahiagás
Vice-presidente – Antonio Simões Rodrigues Junior, diretor-presidente da Comgás
Conselheiros:
Nordeste – José Ediberto de Omena (Algás)
Nordeste – Marina Melo Alves Siqueira (Potigás)
Norte – José Carlos de Salles Garcez (Gás do Pará)
Sul – Rafael Lamastra Junior (Compagas)
Sudeste – Kátia Brito Repsold (Naturgy)
Sudeste – Gilberto Moura Valle Filho (Gasmig)
Centro-Oeste – Rui Pires dos Santos (MSGÁS)
Leia também: Após duas quedas seguidas, produção da indústria avança 1,1% em março