Após encerrar 2022 com o melhor resultado entre as empresas do setor, a Vulcabras mantém forte crescimento e registra o melhor primeiro trimestre de sua história, com novo recorde de vendas. Mesmo diante de um cenário macroeconômico instável e uma varejo desafiador, a receita operacional líquida da companhia no trimestre cresceu 19,6% frente ao mesmo período de 2022, atingindo um faturamento de R$571, 1 milhões.
A margem bruta cresce 4,3 p.p, alta de 39,5%, atingindo novo patamar e com espaço para crescer. O ganho de sinergia da operação com as três marcas resultou em um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$116,9 milhões, com margem Ebitda de 20,5%. O lucro líquido aumentou 54,8%, chegando a R$83,7 milhões, com margem líquida de 14,7% – 3,3 p.p superior ao 1T22.
A exemplo do faturamento, a margem bruta segue expandindo de forma consistente. O ganho de 4,3 p.p, em relação a margem obtida no 1T22, chancela o nono trimestre consecutivo de crescimento da mesma (trimestre contra trimestre do ano anterior) e reflete a capacidade da empresa em capturar as sinergias oriundas do foco no esportivo assim como a expansão do portfólio de produtos com maior valor agregado. Neste trimestre, a expansão de margem bruta foi registrada em todas as marcas, divisões e canais.
Segundo Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras, a divisão de calçados da companhia cresceu 18%, com as receitas de Under Armour e Mizuno expandindo em ritmo acelerado. A marca americana mantém seu crescimento nas categorias de treino e basquete, duas fortalezas globais. Mizuno, com pouco mais de dois anos no portfólio e com sortimento de calçados esportivos criado e produzido 100% pela companhia, segue retomando o seu protagonismo no mercado nacional.
Já Olympikus, marca própria da Vulcabras, vem ampliando presença na corrida com a proposta de democratizar o acesso à tecnologia de alta performance, com lançamentos de produtos de maior valor agregado. Em 2022, a marca deu um salto com o lançamento do Corre Grafeno, primeiro tênis com placa de propulsão à base de grafeno do mundo e, este ano, abre o primeiro trimestre com o Corre 3, o tênis mais versátil da Família Corre, em mais uma co-criação com corredores e especialistas em corrida, tendo sido testado e aprovado pelo laboratório de biomecânica da USP, referência no assunto.
E-commerce, vestuário e acessórios
Bartelle destaca ainda o avanço da empresa em outras avenidas divisões e canais. O e-commerce, com crescimento exponencial, cresceu 120,4% em receita líquida no 1T23, saltando de R$23 milhões no 1T22 para R$50,7 milhões. Como participação da receita total da companhia, atingiu 8,9%, com uma estratégia que combina a força das três marcas e amplo portfólio de produtos.
A divisão de vestuário e acessórios, apresentou um crescimento de 37,7% na receita do 1T23 em relação a 1T22, com robusto crescimento em todas as marcas. A receita subiu de R$48,8 milhões para R$67,2 milhões, em comparação ao 1T22, correspondendo a 11,8% de participação na receita total, aumentando a relevância da categoria dentro do portfólio de produtos.
Além dos resultados acima, a Vulcabras também anuncia o pagamento de dividendos intercalares no valor de R$0,15 por ação, de aproximadamente R$36 milhões, mantendo o pagamento trimestral conforme já divulgado pela empresa anteriormente.
Sobre a Vulcabras
A Vulcabras é a maior gestora de marcas de artigos esportivos do País e maior produtora de calçados esportivos do Brasil, tendo em seu portfólio as marcas Mizuno, Olympikus e Under Armour. Fundada em 1952 com sede em Jundiaí (SP), possui 18 mil colaboradores divididos em cinco unidades: nas duas plantas fabris localizadas em Horizonte (CE) e Itapetinga (BA); no centro administrativo em Jundiaí (SP), no Centro de Distribuição em Extrema (MG) e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento localizado em Parobé (RS).
No exterior a Vulcabras marca presença em mais de 15 países, com atuação robusta principalmente na América Latina, onde conta com 50 lojas exclusivas no Peru e Chile. Suas marcas levam tecnologia e inovação para todo perfil de atleta, de todos os locais, de todos os bolsos, e de todas as performances. Prazer, nós somos a Vulcabras, e vivemos para o esporte.
Leia também: Mondelēz Brasil vai investir R$1 bilhão