Celebrado anualmente em 25 de maio, o Dia Nacional da Indústria visa colocar em evidência toda a importância desse setor à economia brasileira. Fundamental para as companhias do setor, o uso do aço inoxidável é crescente, principalmente nas indústrias da construção civil, automotiva e bens de capital, que juntas, consomem 80% de toda a liga metálica produzida no país. Por conta disso, Marcos Barbosa, CEO da Krominox, empresa líder nacional na produção de tubos em aço inoxidável, mostra as diversas aplicações do material nas múltiplas vertentes industriais.
“O aço inox é uma das ligas metálicas mais utilizadas na atualidade, podendo ser aplicado em maquinários, estruturas e na composição dos diferentes produtos ofertados por diversos nichos industriais. Ele é composto por ferro combinado a outros metais como cromo, carbono e níquel, em proporções variáveis, dependendo da aplicabilidade e destinação. Forte, durável, versátil e com alto poder de resistir à corrosão, o material é também considerado sustentável, devido ao seu alto poder de reaproveitamento e reciclagem”, ressalta o executivo.
Novos empreendimentos e novos tipos de aplicações dadas ao aço – como as construções em light steel frame – têm determinado o crescimento vertiginoso dessa liga metálica no segmento, que é 30% mais leve que o concreto, fator que alivia o peso nas fundações e facilita, inclusive, o manuseio e transporte dessas estruturas.
Diante da praticidade proporcionada pelo aço, as obras ganham velocidade e demandam menos materiais como areia, cimento, blocos e tijolos. Uma casa de concreto, por exemplo, que levaria três meses para ser erguida, pode ser concluída em até 45 dias com o uso do aço, contemplando o tempo de fabricação e montagem das estruturas.
E se por um lado o aço, de maneira geral, confere benefícios especialmente em níveis estruturais das edificações, sua versão inoxidável vai além, podendo integrar estruturas aparentes, que demandem semelhantes atributos de força, longevidade, leveza e ótimo custo-benefício.
“O mais interessante do aço inox é que ele permite criações únicas, seja por meio de tiras, tubos ou chapas. É comum vermos sua presença em portas, janelas, fachadas, coberturas, mezaninos, corrimões e até mesmo em revestimentos interiores. Sua aplicação é capaz de elevar o padrão de qualquer projeto, conferindo um visual sofisticado. Baixa manutenção e facilidade de limpeza permitem também que as estruturas tenham sempre a aparência de novas e recém-instaladas”, comenta Barbosa.
O aço na indústria automotiva
Considerada a segunda maior consumidora de aço no país, a indústria automotiva utiliza em larga escala este material para a construção de veículos cada vez mais leves e duráveis. A liga metálica, material predominante em estruturas como as carrocerias, tem sido também empregada nos sistemas de exaustão dos automóveis, em peças como escapamento, tubos ou cápsulas de catalizadores.
Outras aplicações são as voltadas à segurança e frenagem, como a malha de fios dos airbags e discos de freio. Filtros, tanques de combustível e medidores de óleo, por ficarem em contato direto com substâncias abrasivas e corrosivas, são igualmente produzidos em aço inox, assim como estruturas externas como as que integram os limpadores de para-brisa, antenas, frisos de porta, entre outras extremidades expostas às intempéries, que precisam de uma resistência maior contra a ferrugem.
O aço na indústria de bens de capital
Responsável por desenvolver itens que serão utilizados na fabricação de outros produtos, as indústrias de bens de capital utilizam o aço em larga escala para a produção de soluções que serão direcionadas a outras indústrias. Ferramentas e maquinários industriais em geral, como os têxteis, de impressão e para embalagens, além de equipamentos elétricos, de construção e mineração, são alguns dos produtos desenvolvidos a partir do material.
“É importante destacar que existem diversos tipos de aço inoxidável, cada um deles com atributos que permitem diferentes aplicações. Falando do aço inoxidável 302, por exemplo, sua presença é notória em equipamentos de recozimento, equipamentos hospitalares, tanques de gasolina, maquinário da indústria de sorvetes, tanques de fermentação, mecanismos de armazenagem e processamento de alimentos, e vagões ferroviários”, conclui Barbosa.
Sobre a Krominox
Presente no mercado do aço há 25 anos, a Krominox é uma das principais empresas brasileiras especializadas na fabricação de tubos e soluções em aço inoxidável. Com forte atuação no setor sucroalcooleiro e líder no segmento de papel e celulose, a Krominox demonstra toda sua expertise e qualidade para a fabricação de tubos personalizáveis, dentro de todos os diferentes padrões de bitolas e comprimento sob medida, de acordo com a necessidade específica de cada projeto.
A empresa fabrica e fornece soluções também aos setores automotivo, alimentício, saneamento e tratamento, farmacêutico, químico e petroquímico, entre outros.
Leia também: Mars promove workshop para celebrar o Dia do Trabalhador Rural