Para ajudar a impulsionar o negócio de pequenos e médios empreendedores donos e donas de bares e restaurantes, o Bees, plataforma digital da Ambev para o B2B, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece o programa Aprender para Empreender, com foco em treinamentos e especializações para os pontos de venda. A iniciativa, que deve atingir mais de 800 mil profissionais do ecossistema Ambev, é braço do Bora, programa de inclusão produtiva da companhia que busca gerar oportunidades de capacitação, emprego e renda.
Durante o programa, pequenos e médios empreendedores e empreendedoras terão acesso a conteúdos especiais e exclusivos que vão auxiliá-los durante a jornada do empreendedorismo. Os materiais trazem treinamentos sobre planejamento, gerenciamento, vendas e outros temas relevantes para tocar o negócio diretamente de quem mais sabe sobre o assunto: especialistas da Abrasel e do Sebrae, juntamente com o time do Bees.
“Hoje, o nosso foco como plataforma é conectar pessoas e gerar crescimento compartilhado para todo o nosso ecossistema. Para isso, uma das nossas principais premissas na Ambev é a Inclusão Produtiva. O programa Aprender para Empreender, do Bees, nasce em total sinergia com o Bora, que vai incluir produtivamente 5 milhões de pessoas nos próximos 10 anos”, comenta Carlos Eduardo Pignatari, Diretor de Relações com a Sociedade da Ambev.
O Bees foi criado em 2019 com a missão de facilitar a vida de donos e donas de bares e restaurantes, oferecendo flexibilidade aos pequenos e médios pontos de venda e aproximando a relação com a indústria, funcionando como uma grande colmeia que interliga todos os parceiros: além da indústria, o varejo, os empreendedores e todo o ecossistema.
Segundo uma pesquisa inédita feita pelo Bees em abril, com mais de 300 respondentes, 56% dos empresários que utilizam os serviços da plataforma digital da Ambev realizam compras diariamente no aplicativo. De acordo com os clientes, 43% deles tiveram aumento de pelo menos 10% no faturamento com o uso do Bees.
“No final do dia, nosso objetivo é impulsionar nossos parceiros a crescerem seus negócios de maneira efetiva e concreta. Por isso, cada vez mais, vamos nos empenhar para trazer programas, iniciativas e ações que facilitem e capacitem nossos parceiros”, explica a Head de Comunicação Digital do Bees, Tauana Albuquerque.
Os empreendedores e empreendedoras interessados em participar do programa Aprender para Empreender podem ter acesso aos materiais de capacitação por meio do site ou aplicativo do Bees durante todo mês de maio.
Ambev e o empreendedorismo
Não é de hoje que a Ambev aposta no empreendedorismo. Com foco no crescimento compartilhado e no desenvolvimento sustentável, o Programa 100+ Labs Brasil conecta soluções de impacto socioambiental que estejam em linha com os compromissos da Ambev. Desde a primeira edição do programa, mais de 80 startups foram aceleradas e R$ 20 milhões investidos em negócios parceiros.
No ano passado, a companhia fortaleceu também o seu ecossistema de fornecedores negros. Foram mais de 800 novas empresas parceiras liderados por profissionais negros cadastradas pela Ambev e mais de R$50 milhões movimentados em 2021. Em 2022, foram movimentados mais de R$106 milhões em negócios gerados com empreendedores pretos, o que coloca a companhia na direção certa rumo a uma sociedade mais plural e inclusiva.
Além disso, a própria plataforma Bees já impacta mais de 600 mil pequenos e médios empreendedores parceiros com a plataforma de conhecimento ‘Meu Negócio’, que disponibiliza conteúdos educativos gratuitamente para clientes.
Leia também: Conheça a ferramenta gratuita que identifica a qualidade da internet