A Petrobras iniciou a operação dos contratos de escoamento e processamento de gás natural celebrados com as empresas Petroreconcavo, SPE Miranga, Origem Energia e 3R Candeias para acesso às infraestruturas de escoamento e de processamento na Unidade de Tratamento de Gás Natural de Catu (UTG Catu), localizado no município de Pojuca, na Bahia. Também foi iniciada a operação do contrato de processamento de gás natural celebrado com a 3R Rio Ventura.
“Esses contratos substituem a solução transitória conhecida como Swap Comercial, vigente desde 1º/1/2022, que tornou possível a antecipação do atendimento ao mercado de gás natural por essas empresas, antes do acesso às infraestruturas de escoamento e processamento da Petrobras”, diz a estatal, em nota. “Este é um passo importante na construção de um mercado de gás natural sustentável”.
Em comunicado ao mercado, a PetroReconcavo disse que os contratos preveem “o processamento do gás natural na UTG Catu, assim como a comercialização do Líquidos de Gás Natural (LGN), obtidos a partir do processamento, e ambos com vigência até a data de 30/0/2024”.
Leia também: Ferbasa tem lucro líquido recorde de R$1,062 bilhão