A Latam acaba de ser confirmada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) como a companhia líder do setor aéreo brasileiro em 2022. Segundo os dados consolidados divulgados pela agência, a Latam repetiu o feito de 2021, alcançando em 2022 a maior participação (em RPK) do mercado doméstico (36,5%) e internacional (20,2%) no Brasil. O índice medido pela Anac considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre todos os passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.
Mais eficiente e em pleno crescimento após sair do processo de Capítulo 11, a capacidade doméstica (ASK) da Latam no Brasil já é 20% superior ao período pré-pandêmico neste início de ano, com voos para 54 aeroportos brasileiros, o maior número de destinos nacionais da sua história no País. No mercado internacional, a Latam permanece com folga na posição de empresa que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos diretos para 21 destinos internacionais.
“Durante a pandemia e nestes últimos meses a Latam mostrou mais do que nunca o seu compromisso com o Brasil. Além de liderar o mercado, colocando mais aviões para voar e atendendo a mais passageiros, nós ajudamos o País a se recuperar da pandemia, transportando gratuitamente mais de 280 mihões de vacinas (mais de 70% do total) e colocando o nosso Avião Solidário a serviço do Brasil. Isto é liderança e prova de solidez e compromisso com o País”, afirma Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.
Crescimento
Na comparação com 2021, a participação de mercado da Latam nos voos domésticos do Brasil em 2022 cresceu 2,7 pontos percentuais. No internacional, o crescimento foi de 4,7 pontos no Brasil, com todas as subsidiárias. O avanço é um reflexo direto da retomada e crescimento eficientes das operações domésticas e internacionais, inauguração de novos destinos e lançamento de rotas, que acompanharam de forma sustentável o aumento da demanda por viagens, sobretudo após as restrições da pandemia de Covid-19.
Em 2022, especialmente, a Latam encerrou o ano com bons motivos para comemorar o ano de crescimento, sobretudo no Brasil. Além da eficiência alcançada depois de dois anos de reorganização, a companhia investiu em pessoas, novos produtos, destinos, tecnologias, promoção da diversidade e avançou de forma concreta em sua jornada de sustentabilidade. Em conjunto, todas essas realizações reforçaram ainda mais o compromisso da companhia com o País e os brasileiros ao longo de todo o ano.
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