A Dow foi premiada como uma das “Melhores Empresas para Trabalhar GPTW – Indústria 2022”. É o terceiro ano consecutivo que a multinacional ocupa um lugar na lista das 100 empresas que são selecionadas para o ranking. A companhia ficou na 12ª posição entre as 50 indústrias da categoria Empresas Grande Porte, subindo 17 posições no ranking em relação a 2021.
A pesquisa GPTW Brasil “Melhores Empresas para Trabalhar – Indústria 2022” é realizada pela consultoria Great Place to Work (GPTW) em parceria com a Automotive Business, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) , o Grupo Hel e o Grupo de Líderes Empresariais (Lide). Neste ano, 363 empresas participaram da avaliação, sendo apenas 100 as premiadas. Para montar o ranking, a consultoria GPTW avalia as práticas de RH e gestão de pessoas das companhias, assim como a capacidade de inovar, a responsabilidade socioambiental, visão de futuro e governança corporativa.
Para o diretor de Operações da Dow para a América Latina, Gilson Reiss, receber esse prêmio mais uma vez é a consolidação de um trabalho que vem sendo construído diariamente na empresa. “A Dow tem como propósito desenvolver inovações que contribuam para um futuro mais sustentável e ajudem a solucionar alguns dos principais problemas da sociedade. Por isso, concentramos esforços em montar um time diverso e engajado em atender as necessidades de nossos clientes ao mesmo tempo em que nos dedicamos a proporcionar um ambiente de trabalho saudável, seguro, inclusivo e acolhedor para todos”, analisa.
Em 2022 a Dow também integrou o ranking das “Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil”.
Satisfação dos funcionários
A cultura organizacional da Dow é baseada em quatro pilares – confiança, transparência, empoderamento e responsabilidade – que permeiam todas as iniciativas. Conheça algumas delas.
Política de Licenças Remuneradas
Empenhada em proporcionar mais qualidade de vida para seus funcionários, a Dow aprimorou em 2021 o escopo da sua Política de Licenças Remuneradas. A empresa passou a ofertar uma licença parental de 112 dias para todos os novos pais, contemplando homens cisgêneros e transgêneros e casais homoafetivos. Os funcionários também podem tirar, sem prejuízo, 120 horas anuais para cuidar de um parente doente ou que necessita de cuidados médicos, e usufruir de 12 horas remuneradas para participar de atividades de voluntariado dentro ou fora da empresa.
Mais flexibilidade com o Design your Day
Outra mudança positiva foi a implementação do “Design your Day”, uma nova estrutura de trabalho pensada para que o funcionário tenha mais flexibilidade e mantenha rotinas positivas adquiridas durante a pandemia – como economizar tempo em deslocamentos, se dedicar a atividades físicas, ou estar mais junto dos filhos, família e amigos. Em colaboração com seus líderes, os funcionários têm a oportunidade de planejar cada dia de trabalho de maneira a maximizar sua produtividade e equilibrar suas necessidades pessoais.
Foco em inclusão
A companhia é receptiva às diferentes experiências, origens e perspectivas que seus funcionários trazem e confia que somente por meio da diversidade terá uma maior capacidade de inovação. Por isso, conta com Grupos de Afinidade formados por funcionários voluntários que facilitam questões de equidade racial e de gênero, inclusão de pessoas com deficiência, temas LGBTQIA+, entre outros. Esses grupos têm um papel fundamental na transformação para que a Dow seja um ambiente cada vez mais inclusivo e na promoção de ações que influenciem as comunidades nas quais a empresa atua.
Inovação e segurança
A Dow tem investido em múltiplas frentes relacionadas à Indústria 4.0, como plataformas robóticas e veículos aéreos não tripulados (drones) para reduzir a exposição de seus funcionários e melhorar a segurança em manutenção, operações e execução de projetos.
Veja também: Setor de petróleo derruba produção da indústria baiana em outubro