Priorizar a segurança das operações e do ambiente de trabalho, aliado com a proteção das comunidades do entorno. Com esse propósito, a Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração, investe na cultura preventiva de acidentes, no bem-estar e integridade física de seus empregados e contratados. Em menos de quatro anos de atuação no país a empresa registra, apenas nos últimos 12 meses, o índice de 0,28 na Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento (Lost Time Injury Frequency Rate – LTIFR), considerado um dos menores índices do mercado, alinhado com os padrões internacionais.
Desde que o fundo de origem britânica começou a operar no país, vem atingindo resultados acima dos índices internacionais. “A segurança é um dos nossos principais valores da Appian Capital Brazil, como também dos ativos que gerimos. Pilar essencial da companhia, investimos constantemente na cultura de prevenção. Para isso, realizamos capacitações, implantamos ferramentas e procedimentos para a proteção de todos. Estamos trabalhando diariamente para atingir nosso principal objetivo: alcançar zero lesão. A meta de produção nunca pode ser mais importante que a de segurança. Por isso, os ativos do grupo desenvolvem iniciativas de gerenciamento de riscos e prevenção de acidentes, priorizando uma operação segura para seus empregados e contratados”, explica Marcos Moreira, COO da Appian Capital Brazil.
O índice de acidentes da Appian Capital Brazil é inferior à média do mercado e está em linha com as referências mundiais de organizações mais seguras para se trabalhar. O índice médio da indústria em relação à Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento é de cerca de 1,53, 546% acima do registrado pelos ativos do Grupo nos últimos 12 meses.
Com gestão de dois ativos, Atlantic Nickel produtora de concentrado de níquel no município de Itagibá, no Sul da Bahia, e Mineração Vale Verde, ativo do grupo produtor de concentrado de cobre, o Grupo Appian estabelece e implementa práticas robustas nas áreas técnica, comportamental e cultural.
“A preocupação com a segurança está presente no nosso dia a dia. Nossas práticas não se limitam à verificação de registros de ocorrências feitas em campo pelos empregados próprios e terceiros, que demonstram alto nível de consciência em relação à prevenção de acidentes em situações corriqueiras de seu dia a dia. Uma robusta política de gestão de risco, voltada à implementação e manutenção de controles das atividades críticas da empresa, foi estabelecida. Além disso, temos um programa de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, com o objetivo de cuidar da Saúde dos nossos empregados e, ao mesmo tempo, evitar acidentes”, afirma Marcos Moreira.
Além disso, a Appian Capital Brazil investe constantemente na renovação de equipamentos, para garantir a prevenção de acidentes, além de atividades de conscientização e comunicação interna e externa, para empregados, prestadores de serviço e comunidade do entorno das operações.
Ações que fazem a diferença
Para reforçar a prioridade da segurança, um dos principais pilares do grupo, a Appian Capital Brazil, durante o Dia de Segurança 2022, sob o tema central “Invista o tempo necessário para se manter seguro”, teve como proposta sensibilizar os empregados sobre boas práticas preventivas.
Considerado o principal evento de conscientização em segurança e engajamento da companhia, é realizado simultaneamente no escritório da Appian em Belo Horizonte, Minas Gerais, além dos ativos do Grupo na Bahia e em Alagoas. Este ano, foram promovidas rodas de conversas com líderes dos setores e empregados sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho, além do Jogo do Dia da Segurança, disponível online para smartphones, em equipamentos instalados nas saídas dos refeitórios durante o horário do almoço.
Esta foi a terceira edição do Dia da Segurança no Grupo Appian. A iniciativa teve início em 2020, com o tema: “A Segurança Começa Comigo”, buscando demonstrar que todos podem e devem ser responsáveis pela segurança de forma ativa. Em 2021, o evento tratou da temática “No Controle da sua Segurança” e trouxe os elementos primordiais para a manutenção da segurança nas atividades do dia a dia, como os treinamentos necessários, os equipamentos adequados à execução de cada atividade e como o empregado estar devidamente habilitado para cumprir a sua função.
“Essa trajetória amadurece a cultura em segurança da nossa empresa e nos aproxima um pouco mais a cada dia da nossa meta de Zero Lesão”, reforça Diogo Oliveira, Gerente de Assuntos Corporativos, Pessoas, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Appian Capital Brazil
Simulado de emergência
Seguindo a legislação vigente sobre operação e manutenção de barragens de rejeito e o compromisso para uma operação segura e responsável, a Appian Capital Brazil promove anualmente o simulado de emergência de barragem. O objetivo é testar todos os equipamentos e procedimentos a serem adotados em caso de rompimento.
Em maio deste ano, foram realizados os exercícios de simulação pela primeira vez nos dois ativos. Na Atlantic Nickel, a atividade preventiva contou com 80% de adesão das comunidades da Zona de Autosalvamento (ZAS) da mina Santa Rita. Já na Mineração Vale Verde, em Alagoas, a ação teve adesão de cerca de 63% dos moradores que vivem até 10km a jusante da barragem da mina Serrote. Os números representam o esforço da empresa em engajar a comunidade e demonstrar a importância desse exercício.
Nas duas localidades, além dos funcionários e contratados e da população local, participaram da iniciativa representantes das prefeituras dos municípios envolvidos, de secretarias estaduais e municipais, órgãos de segurança pública e as defesas civis, entre outros órgãos do poder público. O Grupo Appian Brazil reforça que as barragens de ambos os ativos são seguras e que foram construídas utilizando a metodologia a jusante, a mais segura e conservadora utilizada.
Veja mais: Petrobras planeja investimentos de US$78 bilhões nos próximos cinco anos