O Circuito Enel Green Power, festival de ciências e oficinas ambientais com palestras, jogos e experiências científicas e agroecológicas, chega nos meses de agosto e setembro às cidades de Caetité (BA), Morro do Chapéu (BA), Tabocas do Brejo Velho, (BA) e Tacaratu (PE). Realizada pela Enel Green Power (EGP), braço de geração renovável do Grupo Enel no país, a iniciativa já passou por dez municípios da Região Nordeste. Nos próximos meses, serão mais três ações culturais e seis oficinas para cerca de 500 alunos de escolas das regiões onde estão instaladas plantas de geração renovável construídas e operadas pela EGP.
A proposta do Circuito Enel Green Power é incentivar o interesse das comunidades do entorno dos parques eólicos pela ciência e inovação, abordando temas como energias renováveis e agroecologia. O evento gratuito também ajuda a promover a interação entre os moradores locais e os empreendimentos de energia renovável.
“As atividades do Circuito Enel Green Power ajudam a promover uma convivência mais consciente e sustentável com o meio ambiente. Os participantes vivenciam experiências que os levam a entender a importância da energia renovável, do consumo consciente, da reciclagem e da sustentabilidade no dia a dia de todos nós. Dialogamos com um público diverso para sensibilizar sobre a importância da mudança de comportamento para o bem-estar socioambiental individual e coletivo”, explica Franciara Fonseca, Especialista de Sustentabilidade da Enel Green Power.
Oficinas de agroecologia
As oficinas de agroecologia serão realizadas para cerca de 200 estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas. Nos encontros, os alunos vão aprender a fazer uma horta, que será instalada na escola. Os estudantes também receberão o material para implantação e manutenção do plantio, como fitas métricas, trenas, enxadas, sementes, rastelo, pás, regadores e baldes.
Além disso, os participantes também receberão um kit personalizado com bolsa, viseira, squeeze e camiseta. A escola participante receberá cinco exemplares do Conceito de Agroecologia, jogo de cartas desenvolvido para ser utilizado em sala de aula por alunos e professores, abordando diversos temas como energias renováveis, agroecologia, economia circular, ODSs e educação ambiental.
No primeiro semestre deste ano, o Circuito Enel Green Power visitou as cidades de São Miguel do Gostoso (RN), João Câmara (RN), Morro do Chapéu (BA), Campo do Formoso (BA), Dom Inocêncio (PI), Queimada Nova (PI), Lagoa do Barro (PI), São Gonçalo do Gurguéia (PI), Corrente (PI) e Brejolândia (BA), promovendo 13 oficinas e seis ações culturais. Mais de 2.340 alunos de escolas da rede pública de ensino participaram dos eventos.
Sobre a Enel Green Power
A Enel Green Power, dentro do Grupo Enel, desenvolve e opera usinas de energia renovável e está presente na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. Líder mundial em energia limpa, com capacidade total de mais de 56 GW e um mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica e hidrelétrica, a Enel Green Power está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras em usinas de energia renovável.
Leia também: Salvador voltará a ter voos diretos para o Panamá a partir de janeiro de 2026













