A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e a Caixa Econômica Federal assinaram um acordo de cooperação para facilitar o acesso ao crédito para o setor industrial, especialmente para pequenas e médias empresas. A formalização ocorreu durante um evento realizado na sede da Fieb, na última sexta-feira, que contou com a presença do presidente da Caixa, Carlos Vieira, e da Federação da Bahia, Carlos Henrique Passos.
O acordo tem como objetivo oferecer melhores condições de crédito para empresas do setor industrial que são associadas a sindicatos integrantes da Fieb, tornando mais acessível o financiamento de suas operações. A expectativa é que a parceria impulsione novos investimentos e auxilie no fortalecimento das indústrias baianas, promovendo inovação e crescimento sustentável no setor. Para Carlos Henrique Passos, presidente da Fieb, essa iniciativa é fundamental para aliviar a pressão de custos sobre as empresas, especialmente diante das elevadas taxas de juros no país.
“Nós trabalhamos na indústria numa cadeia longa, ou seja, é muito tempo entre adquirir insumos, produzir, depois vender e, muitas vezes, receber a prazo dos nossos clientes. E com juros elevados, como convivemos no Brasil, qualquer ganho no rebatimento dessas taxas aliviam a pressão de custo das empresas e permitem a elas, principalmente as pequenas e médias empresas que não têm acesso a outros meios de captação de recursos fora do mercado financeiro”, destacou.
Melhores condições
Já Tarso Duarte de Tassis, vice-presidente de Negócios de Atacado da Caixa, ressaltou que a parceria permitirá um melhor tratamento de dados e condições de crédito mais vantajosas para os empresários baianos. “Com esse convênio, vamos trocar informações das empresas com a Caixa para oferecer melhores condições de crédito. Esse recurso certamente ajudará no desenvolvimento não apenas da indústria baiana, mas de toda a economia do estado e do país”, disse.
Carlos Vieira, presidente da Caixa, reforçou a importância do crédito para o crescimento econômico. “Toda economia só cresce de duas formas: estimulando o consumo ou o investimento. O papel da Fieb é justamente fomentar esse crescimento, assim como a Caixa Econômica, que é ser um indutor do ponto de vista de uma instituição financeira e não poderia estar fora de um processo tão importante”, afirmou Vieira, ao apontar que a economia da Bahia tem crescido em alguns segmentos acima da média nacional, “e o crédito desempenha um papel fundamental nesse processo”.
Na ocasião, Vieira também ministrou a palestra “Crédito Bancário e Mercado de Capitais”, abordando o papel das instituições financeiras no desenvolvimento econômico. Além disso, foi lançado o livro “Parceria Público-Privada (PPP) — Alternativa para o Crescimento do Crédito Imobiliário no Brasil”, de sua autoria. As vendas da publicação realizadas no evento foram integralmente revertidas para o Hospital Martagão Gesteira.
Leia também: Sesi é uma das instituições mais bem avaliadas do Brasil