No próximo sábado (30/11), às 8h, em Brumado, a RHI Magnesita realizará, em parceria com a Defesa Civil da Bahia, órgãos públicos e as comunidades próximas ao Rio do Antônio, um simulado do Plano de Ação de Emergência para a Barragem de Água de Catiboaba.
Como parte da ação, um treinamento com a comunidade ocorreu no último sábado (23/11), envolvendo também a Prefeitura Municipal de Brumado, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, superintendência de trânsito e outros agentes. A equipe técnica de meio ambiente da companhia fez os alinhamentos prévios de como acontecerá a simulação. Na próxima quinta-feira (28/11), será a vez do treinamento das sirenes para a empresa verificar a altura e a extensão do som nas comunidades envolvidas.
De acordo com o Gerente de Meio Ambiente da RHI Magnesita, Carlos Eduardo Rodrigues Souza, essa ação preventiva visa reforçar a atuação em uma possível emergência. “O simulado de emergência desempenha um papel fundamental na proteção das comunidades próximas ao Rio do Antônio. A atividade não apenas capacita os moradores sobre as medidas adequadas em casos de emergência, mas também divulga os protocolos de segurança, assegurando que todos estejam preparados e bem informados e contribuindo para um ambiente mais seguro”.
Além de cumprir a legislação vigente e as normas que regulamentam o setor, a RHI Magnesita reafirma seu compromisso com a segurança. A empresa atua de forma proativa, em parceria com órgãos competentes, na gestão de suas barragens. A barragem de Catiboaba apresenta condições estáveis e segue rigorosamente todos os requisitos estruturais exigidos por lei.
Para garantir a ampla comunicação sobre a ação, todos os moradores das áreas envolvidas foram informados, e placas de orientação foram instaladas na região.
Barragem
A Barragem de Água de Catiboaba, localizada na região do Rio do Antônio, está em operação desde 1970 e é usada para armazenamento de água. O simulado tem como objetivo orientar os moradores das áreas próximas às Zonas de Autossalvamento (ZAS) sobre como agir em situações de emergência. Ao familiarizar a comunidade com os protocolos de segurança, a iniciativa promove mais tranquilidade e segurança para todos.
Leia também: CBMM inaugura, em Minas, a maior unidade de produção de ânodos de nióbio do mundo