A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acaba de confirmar que a Latam se manteve como líder do setor aéreo brasileiro no mês de setembro deste ano. Segundo os dados consolidados da Anac, a companhia registrou 37,7% de participação no mercado doméstico. Em segundo ficou a Gol (32,7%) e em terceiro a Azul (29%). Na operação internacional no Brasil, a Latam também liderou o mercado com participação de 24,1%.
Mais eficiente e competitiva, a Latam lidera o setor aéreo brasileiro desde 2021 em RPK. O índice é calculado pela Anac considerando a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.
Após a pandemia de Covid-19, a Latam se tornou mais eficiente e competitiva, abrindo 11 novos destinos no Brasil desde 2021: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS).
Essa ampliação permitiu à Latam alcançar o seu recorde de 55 destinos no País. Além disso, em 2023 a empresa ampliou o seu acordo de codeshare com a Voepass para viabilizar e oferecer em latam.com passagens aéreas para pelo menos mais 16 destinos regionais no Brasil.
No mercado internacional, a Latam é a aérea que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 destinos no exterior. Em 2023, a Latam inaugurou as rotas Brasília-Lima, Porto Alegre-Santiago, São Paulo-Los Angeles e São Paulo-Joanesburgo, e voltou a conectar o Brasil com Melbourne (via Santiago) e Caracas (via Lima).
Anualmente, a Latam transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais.
PRÓXIMOS PASSOS DA LATAM
A Latam lidera o mercado brasileiro desde 2021, segundo a Anac, e continuará avaliando todas as oportunidades para investir de forma sustentável e oferecer um produto atrativo para todos os tipos de viajantes. Em 2023, a Latam ainda vai inaugurar as rotas Belo Horizonte-Santiago e Florianópolis-Santiago, além de começar a conectar o Brasil com Aruba, Havana e Atlanta (todos via Lima).
Para oferecer o melhor produto aos clientes, a Latam dará prosseguimento ao seu processo de transformação digital, que já reduziu em até 50% o tempo de atendimento ao cliente nos aeroportos, e também ao seu novo cardápio de voos internacionais, que valoriza os sabores do Brasil e empodera mulheres brasileiras que são talentos da gastronomia.
Além disso, a Latam é e será cada vez mais um ativo social e ambiental para o Brasil. A companhia está trabalhando para ser uma companhia carbono neutro até 2050 e pretende incorporar 5% de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) nas suas operações até 2030.
A Latam também assumiu o compromisso de eliminar totalmente o plástico de uso único de suas operações até o final de 2023 (já alcançou índice de 82% de eliminação).
No Brasil, a Latam também já reaproveitou 30 toneladas de uniformes usados no Brasil por meio de projeto de upcycling (reutilização criativa). Por fim, o Avião Solidário, o programa da Latam para transporte gratuito de pessoas, órgãos para transplante, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais, acaba de alcançar a marca de mais de 140 milhões de pessoas beneficiadas somente no Brasil.
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