Para aumentar a visibilidade e incentivar a entrada de produtos de origem brasileira no mundo, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Centro Internacional de Negócios da Fieb com o apoio de outras 10 federações da indústria (Rede CIN), da Apex-Brasil, Sebrae e Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), promoveu algumas atividades no âmbito da 30ª edição do Festival Internacional de Cacau e Chocolate, entre os dias 20 e 23 de julho de 2023
Na Bahia, em Ilhéus, além das rodadas de negócios, presencial e virtual, com cinco compradores internacionais representando os mercados do Reino Unido, Panamá, Canadá, Portugal e Chile, os empresários tiveram também a oportunidade de expor seus produtos em dois showrooms: o Origem Brasil, que contou com a participação de produtores de chocolate e derivados, café, frutas, mel, cereais, doces e bebidas, e o Mulheres da Terra no qual expuseram 12 empresárias do setor de cacau e chocolate.
“Iniciativas como estas fazem parte de um trabalho contínuo de apoio à melhoria da competitividade e internacionalização das MPEs baianas , cujo potencial de acesso a mercados internacionais é identificado, através de ações de capacitação, mentoria, promoção comercial e de estudos de mercado, entre outros, realizados pelo CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fieb e por entidades parceiras, a exemplo do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), CNI (Confederação Nacional da Indústria), Sebrae, Apex-Brasil e outras”, explica Patrícia Orrico, gerente do CIN Fieb.
Interação com potenciais clientes
Os compradores tiveram também a oportunidade de realizar visitas técnicas a fazendas de cacau e de conhecerem a fábrica da Benevides Chocolates Finos: “Gostamos muito da seleção dos compradores deste ano e percebemos que, pelo menos três, ficaram interessados em nossa marca. De nossa parte, ficamos especialmente interessados no comprador do Reino Unido e estamos com grandes expectativas de evoluirmos para nossa primeira exportação”, conta a empresária Leilane Benevides.
Leilane explica que a Benevides Chocolates participa das atividades de promoção comercial, a exemplo de rodada de Negócios, missões e feiras internacionais, desde o lançamento da marca, em 2018, sempre com a intenção de entender o que os compradores internacionais estavam procurando, as exigências legais com relação a ingredientes e certificações.
“Mas este ano, em Ilhéus, foi diferente. Chegamos na rodada com vontade e preparados para exportar, inclusive com certificação do Peiex”, revela.
Para Gudrun Gotsch, fundadora da Selva e Paz Alimentos Agroflorestais, foi uma experiência positiva participar do Festival e das Rodadas de Negócios. “Os compradores se mostraram bem animados, um deles já entrou em contato para fecharmos negócios, e também nos ajudou a ter ideia de como podem funcionam os mercados internacionais. Poder ter contato direto com representantes da Rede CIN e Apex também foi muito bom”, afirma.
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