A J&F – o maior grupo empresarial do Brasil e presente em mais de 190 países – fez uma oferta de R$10 bilhões para comprar a fatia da Novonor na Braskem. A informação foi publicada no final da manhã desta quarta-feira (12/7) pelo Pipeline. De acordo com o site, a oferta foi apresentada ontem à noite aos bancos que são credores da Novonor. A dívida da antiga Odebrecht com as instituições financeiras tem como garantia as suas ações na petroquímica baiana.
Ainda de acordo com o Pipeline, o valor proposto pela família Batista, que prevê pagamento à vista, é o mesmo da Unipar, “mas agrada mais aos bancos por não deixar nenhuma fatia para a família Odebrecht. Na da Unipar, a Novonor ainda seguiria como acionista, com uma participação menor, de 4%”.
A J&F, holding da família Batista, é dona, dentre outras empresas, da JBS, Banco Original, PicPay, Âmbar e Eldorado Brasil. Além da J&F, já demonstraram interesse pelo controle da Braskem, a Unipar, a Petrobras e um consórcio formado por Apollo e Adnoc.
A estrutura societária da Braskem é dividida entre Novonor, com 38,3% do capital total, Petrobras com 36,1% e acionistas minoritários com os 25,6% restantes.
Petrobras
Anteontem, a Petrobras comunicou ao mercado que solicitou acesso ao virtual data room da Braskem, iniciando assim o processo de due diligence, conforme regras previstas no Acordo de Acionistas da Braskem assinado entre Petrobras e Novonor S.A., para eventual exercício de tag along ou de direito de preferência, na hipótese de alienação das ações detidas pela Novonor S.A. na companhia.
“Vale destacar que não houve qualquer decisão da Diretoria Executiva ou do Conselho de Administração em relação ao processo de desinvestimento ou de aumento de participação na Braskem, sendo esta apenas uma etapa necessária referente aos direitos de tag along e de preferência previstos no Acordo de Acionistas”, diz a estatal.
A Petrobras reforçou ainda que decisões sobre investimentos e desinvestimentos são pautadas em análises criteriosas e estudos técnicos, em observância às práticas de governança e aos procedimentos internos aplicáveis.
A Braskem
A Braskem é uma empresa global com unidades industriais localizadas no Brasil, Estados Unidos, Alemanha e México. Líder na produção de resinas termoplásticas (polietileno + polipropileno + PVC) nas Américas e 6ª maior petroquímica do mundo. Líder mundial em biopolímeros de PE a partir de matéria-prima renovável e é a maior produtora de PP na América do Norte e líder na produção de PE no México.
Criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrecht e do Grupo Mariani, a Braskem é, hoje, a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas e a maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos.
Leia também: GNLink investe R$180 milhões em unidade de GNL em Itabuna