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Capa Calçados & Têxtil

‘Fábrica de Talentos’ da Bibi forma jovens para o mercado de trabalho

Projeto é realizado em Cruz das Almas (BA) e no Rio Grande do Sul, locais que contam com os parques fabris da marca

IndústriaNews por IndústriaNews
09/06/2023
em Calçados & Têxtil
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
Alunos de projeto da Bibi

Calçados Bibi formou mais de 500 jovens para o mercado de trabalho no programa “Fábrica de Talentos”

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Desde agosto de 2010, a Calçados Bibi realiza um projeto social chamado “Fábrica de Talentos” que, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), qualifica profissionalmente jovens com idade entre 16 e 21 anos. O programa é realizado nas fábricas da marca pioneira em calçados infantis em Parobé, no Rio Grande do Sul,  e Cruz das Almas, na Bahia. Realizado anualmente, neste projeto os jovens são capacitados para o mercado de trabalho, por meio de aprendizados que englobam o planejamento familiar e financeiro, a integração com a cultura da empresa, a ética profissional, assim como uma visão das áreas administrativas, o ofício de desenvolvimento e a produção de calçados.

Muitos desses novos talentos são recrutados e passam a integrar o time da Bibi ao fim do curso. Em 2022, por exemplo, 70% dos jovens que participaram da iniciativa foram efetivados para atuar na Calçados Bibi, que já formou mais de 500 alunos para o mercado de trabalho ao longo dos anos.

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Antes de ingressar no projeto, os candidatos são avaliados por meio de uma série de atividades em grupo e individuais. Para fazer parte desta iniciativa, os aprendizes devem estar estudando ou ter o Ensino Médio completo. Geralmente são 24 jovens aprovados no Sul e 30 na Bahia, com aulas ministradas para as duas turmas que se dividem nos períodos da manhã e da tarde.

Além da qualificação profissional ser totalmente gratuita, os jovens estudantes são integrados ao quadro de colaboradores logo no início, tem carteira assinada e recebem remuneração durante o período de aprendizado. O curso proporciona ainda uma verdadeira vivência do dia a dia de uma indústria, pois tanto as aulas teóricas como as práticas ocorrem em um ambiente totalmente preparado dentro das fábricas da Bibi.

Ensinamentos

“Um dos objetivos da Fábrica de Talentos é capacitar jovens para o mercado de trabalho. Na Bibi podemos ensiná-los em diferentes setores da linha de produção, como corte, costura e montagem do calçado, além de expertises nas áreas administrativas, como Varejo. Posso garantir que profissionalizar esses adolescentes e prepará-los para o mercado de trabalho é uma forma de afirmar o nosso compromisso com a comunidade. Em média, 80% dos estudantes continuam trabalhando na Bibi depois da formatura. Isso é um sinal de que investir em novos talentos traz resultados não só para a empresa, mas também para toda a comunidade. Temos muito orgulho de colocar em prática esse projeto”, revela a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch.

Com duração de um ano, os participantes desenvolvem um Trabalho de Conclusão de Curso, ao fim do programa, que consiste na criação de um calçado e na elaboração de um trabalho final com os conteúdos vistos ao longo do curso. Os trabalhos são apresentados a uma banca avaliadora que concede as notas a cada aluno e projeto. Finalizando esta etapa, a Bibi promove a formatura e entrega o certificado a todos.

“Em março, a Bibi formou mais uma turma de jovens na unidade da Bahia. Dos 35 aprendizes que participaram da Fábrica de Talentos, 70% deles foram efetivados e continuarão agora como colaboradores Bibi em busca de novos desafios. Ainda no mês de março, uma nova turma será iniciada na Bahia. Já no Rio Grande do Sul, o projeto teve início com novos alunos no começo do ano letivo, em fevereiro. Seguimos promovendo a qualificação profissional constante de jovens das comunidades locais onde atuamos”, destaca a presidente da Bibi.

Vida transformada

Para Jonas Silva, o projeto promoveu uma transformação em sua vida. “A Fábrica de Talentos da Bibi foi minha porta de entrada para o mercado de trabalho, pois dei os primeiros passos e foi onde construí minha base profissional. O projeto me proporcionou experiências e aprendizados que trago comigo e que me tornaram o profissional que sou hoje. Agradeço a Bibi por esta iniciativa que faz o bem para a comunidade e ajuda jovens como eu a encontrarem seu lugar no mundo, na vida e no mercado de trabalho”, comemora.

Seguindo o propósito da marca, um passinho por vez, a empresa que está há mais de 70 anos no setor também se orgulha por suas atitudes junto ao meio ambiente, ao mercado brasileiro e à sociedade, levando em conta quesitos como gasto de energia, nível de poluição, descarte de resíduos, além da relação com funcionários e a comunidade.

Vários movimentos da Bibi expressam a importância da empresa no cenário nacional de calçado infantil. Além disso, a rede elaborou compromissos com base na agenda ESG, nos âmbitos social, econômico e ambiental, que devem ser colocados em prática até o ano de 2030. A Bibi é a primeira calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico e Social.

Sobre a Calçados Bibi

Promover o desenvolvimento natural e saudável para o público de 0 a 9 anos é uma das premissas básicas da Calçados Bibi. A marca é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Conquistou reconhecimento do setor a partir do desenvolvimento dos calçados atóxicos, fisiológicos e da tecnologia da exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço.

Com o propósito de fazer o bem, um passinho por vez, a Bibi, fundada em 1949 e referência no mercado de calçados infantis, visa o incentivo às práticas sustentáveis, o estímulo ao desenvolvimento saudável das gerações futuras, e o cumprimento das suas responsabilidades sociais para a construção de um mundo melhor. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2,6 milhões de pares/peças ao ano.

Presente em mais de 60 países nos cinco continentes, no Brasil está em 3 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 150 lojas. A empresa é a primeira calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico, Cultural e Social.


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Tags: Andrea KohlrauschBahiaCalçados BibiCruz das AlmasESGSenai
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