A Petrobras informou, neste sábado (31/5), que o acordo com a Proquigel, subsidiária da Unigel, foi homologado pelo Tribunal Arbitral e, a partir desta data, passa a produzir seus efeitos. O acordo encerra as controvérsias contratuais e litígios existentes entre as partes. “Conforme já informado ao mercado, o acordo prevê o restabelecimento da posse das plantas de fertilizantes (Fafens), na Bahia e em Sergipe, e a retomada das operações pela Petrobras, mediante procedimento licitatório para contratação de serviços de operação e manutenção, em conformidade com as práticas de governança e os procedimentos internos aplicáveis”, diz a estatal, em comunicado.
Com a retomadas das operações das unidades serão gerados cerca de 2,4 mil empregos diretos e indiretos. A Petrobras espera retomar as operações das plantas em outubro.
As fábricas de fertilizantes em Camaçari (BA) e Laranjeirtas (SE) foram arrendada pela estatal à Proquigel – subsidiária da Unigel e uma das maiores empresas químicas do país -, em 2019, mas a produção estava parada desde 2023 por dificuldades financeiras da empresa.
A retomada da gestão da Petrobras busca a produção e comercialização de produtos nitrogenados, conciliando com a cadeia de produção de óleo e gás natural e transição energética. Os fertilizantes nitrogenados são muito usados na agropecuária, setor econômico muito forte no país, que, por esta razão, acaba importando 80% do volume que utiliza na produção agrícola.
Leia também: Veracel: 20 anos que redesenharam a economia do Extremo Sul da Bahia

















