A RHI Magnesita, líder global em soluções refratárias para processos de alta temperatura na indústria, ampliou o seu portfólio de produtos para a América do Sul depois de novas aquisições de empresas do setor. Novos materiais refratários para as indústrias de alumínio, vidro e coqueria se somam a gama de outros já oferecidos pela RHI Magnesita no mercado sul-americano. Isto se deve depois da aquisição da P.D. Refractories, que permitiu ampliar o know-how técnico da multinacional para o atendimento deste segmento.
O diretor de Marketing, Soluções & Serviços da RHI Magnesita na América do Sul, Celso Freitas, ressalta o compromisso da empresa em oferecer recursos que abrangem uma abordagem integrada em todas as etapas do processo, visando expandir o leque de serviços oferecidos na região.
“O know-how da P.D. Refractories, combinado com a expertise da RHI Magnesita, complementam nosso portfólio de produtos e ampliam nossa capacidade de produção para oferecer ainda mais soluções para as empresas do setor de alumínio e de vidros na América do Sul”, explica Freitas.
Alto padrão de qualidade
Todos os produtos da P.D. Refractories, antes ofertados para a América do Sul, continuam sendo fornecidos, mas agora com o compromisso de qualidade da RHI Magnesita. Esses materiais refratários já são reconhecidos no mercado pelo alto padrão de desempenho e por seu custo-benefício.
Outras vantagens também estão sendo sentidas ao alavancar a posição de liderança da RHI Magnesita no campo da reciclagem, integrando este know-how nas operações de refratários da P.D. O aproveitamento de oportunidades de vendas cruzadas, eficiências de aquisição e logística simplificada também passam a ser um diferencial para a empresa, tendo, inclusive, a possibilidade de ter os produtos da P.D. produzidos no Brasil.
Para o gerente regional de vendas para alumínio na América do Sul, Arthur Mangualde, os grandes clientes deste segmento foram muito receptivos com a união das duas empresas e com os produtos que serão agora ofertados pela RHI Magnesita.
“Já temos contrato para o fornecimento de refratários vindos de plantas da P.D. para o setor de alumínio em 2024. Outras empresas já estão com elevada expectativa pelos resultados dos primeiros testes, pois conhecem a reputação dos materiais da P.D. no mercado”, garante Mangualde.
Alumínio
As empresas de alumínio primário, geralmente, utilizam refratários em todos os setores de produção, como calcinação, fornos de cozimento de anodo (FCA), cubas eletrolíticas (redução) e lingotamento. A RHI Magnesita já oferecia soluções relevantes na calcinação e no lingotamento, mas, depois da aquisição, fortalece seu portfólio também para Fornos de Cozimento de Anodo e Cubas Eletrolíticas.
O portfólio de produtos de refratários para o segmento abrange desde especialidades de alta alumina até tijolos de bauxita, andaluzita, sílica, argila e/ou magnesita, permitindo produzir uma ampla gama de materiais refratários, especialmente tijolos densos ou isolantes.
O alumínio é um material importante para aplicações inovadoras, seja no domínio da fabricação de veículos, na indústria da construção, de embalagens ou nos setores de alta tecnologia. Para produzir alumínio para todas essas aplicações, são necessários produtos refratários, que hoje a RHI Magnesita é capaz de ofertar todos em seu portfólio.
Leia também: Taxa de câmbio vira uma das principais preocupações da indústria, aponta CNI