Em seu primeiro ano de atividade, o Terminal Portuário da Klabin, o PAR-01, localizado no Porto de Paranaguá (PR), se consolidou no fluxo de exportação da companhia, com marcos significativos que trouxeram excelência operacional e avanços em sua estratégia de sustentabilidade. Desde a inauguração, em dezembro de 2022, foram embarcadas 664 mil toneladas de celulose, produzida na fábrica de Ortigueira, no Paraná.
A instalação de placas solares, com capacidade de geração de cerca de 270 megawatts-hora por ano, resultou em redução de 3,6 toneladas de CO², fortalecendo o compromisso da Klabin com fontes de energia limpa, enquanto a mudança para o modal ferroviário possibilitou redução de 85% nas emissões, reforçando o compromisso da empresa com práticas logísticas sustentáveis.
O Terminal registrou, ainda, 30% de representatividade feminina em sua operação, característica que endereça os esforços empreendidos em prol de um ambiente de equidade.
O Terminal Portuário da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel, ocupa uma área de 27.530 m² do Porto de Paranaguá (PR) e possui conexão ferroviária direta com a unidade Puma, em Ortigueira (PR). A localização estratégica leva à redução no tráfego de caminhões no transporte de carga até os navios, antes operados em um armazém localizado a uma distância de 5km do costado.
Sobre a Klabin
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão.
Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,7 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Global.
Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.
Leia também: Siena Alimentos apresenta aumento de 36% no faturamento