O primeiro caminhão a transportar madeira até a fábrica da Veracel Celulose atravessou a nova ponte erguida sobre o Rio Jequitinhonha na segunda-feira. A ponte é parte da rodovia BA-658, ambas construídas pela empresa em parceria com o Governo do Estado e com um investimento de mais de R$100 milhões.
A nova ponte possui 360 metros de comprimento e 9,60 metros de largura e liga as estradas estaduais BA-275 e BA-982. A ponte foi liberada nesta fase de testes apenas para o trânsito operacional de caminhões que fazem o transporte de madeira para a fábrica da Veracel, já que ainda há trechos da BA-658 em obras.
A BA-658 vai reduzir em 56 quilômetros a distância entre a base florestal da Veracel – suas áreas de plantação de eucalipto, localizadas ao norte do Rio Jequitinhonha – e a fábrica de celulose da empresa, no município de Eunápolis, no Sul da Bahia.
Isso se traduz na diminuição de até 25 viagens de carretas de madeira por dia realizadas pela companhia nas estradas da região, com benefícios logísticos para o processo produtivo e menos emissão de gases de efeito estufa no meio ambiente.
A BA-658 também beneficiará diretamente os moradores de Belmonte, Itapebi e das demais comunidades da região, pois vai facilitar o acesso da população a serviços de saúde, educação e assistência social, entre outros.
As obras de construção da BA-658 devem ser concluídas neste ano. A construção da estrada proporcionou a abertura de 310 vagas, representando uma importante oportunidade de emprego para trabalhadores da região.
Sobre a Veracel
A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. O ranking Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil pelo 5º ano consecutivo.
Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.
Leia também: Produção industrial cresce 0,3% em maio