A Eneva anunciou, nesta segunda-feira (29/5), a entrada em operação comercial do Complexo Solar Futura I. Um dos maiores complexos de geração de energia solar fotovoltaica das Américas, Futura I tem 837 MWp de potência instalada, capacidade suficiente para levar energia a mais de 1,7 milhão de pessoas. Localizado no município de Juazeiro, no estado da Bahia, o complexo solar conta com mais de 1,4 milhão de placas fotovoltaicas distribuídas em mais de 1.600 hectares, o que equivale a mais de 1.500 campos de futebol.
Ao todo, Futura I conta com 22 usinas fotovoltaicas, cuja operação em teste foi iniciada gradualmente a partir de abril. No começo de maio, a Eneva anunciou a parceria para a venda de energia do complexo. A parceria com a White Martins prevê a entrega de 100,6 megawatts médios de energia de 2023 a 2035 às instalações da White Martins, que também se tornou sócia do projeto.
A Eneva já investiu R$3,2 bilhões na construção do Futura I. Ao longo das obras, o projeto empregou 3 mil trabalhadores, contando com 80% de mão de obra contratada na região. A entrada em operação comercial do Complexo eleva em 8% a capacidade total de geração solar centralizada na matriz elétrica brasileira. O complexo ainda tem possibilidade de expansão com a construção dos parques Futura II e Futura III que, juntos, poderão somar 2,3 GW de capacidade instalada ao projeto.
“O Complexo Solar Futura I é um marco na história da Eneva que aprofunda a diversificação do nosso portfólio e possibilita a entrada em um novo mercado com novos produtos”, diz Lino Cançado, presidente da Eneva. “Nossa companhia tem a missão de liderar a transição energética de forma justa e inclusiva no Brasil, sempre com disciplina em alocação de capital e o Complexo Solar de Futura I é mais um exemplo disso.”
O Complexo Solar Futura foi adquirido junto à Focus Energia em março de 2022, em uma iniciativa alinhada à visão estratégica de longo prazo da Eneva, que busca diversificar seu portifólio e aumentar sua participação no mercado livre de energia. A entrega do projeto comprova a alta capacidade de execução da Companhia, que agora conta com uma base de ativos renováveis e com uma maior presença no mercado livre de energia.
Sobre a Eneva
A Eneva é a maior operadora privada de gás natural onshore do Brasil e uma empresa integrada de energia, que atua da exploração e produção (E&P) do gás natural até o fornecimento de soluções de energia. A companhia possui ativos de E&P nos estados do Amazonas e Maranhão. Atualmente, opera 12 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), e detém quatro blocos exploratórios na Bacia do Paraná (MS), possuindo, ao todo, uma área total sob concessão superior a 63 mil km², a maior no Brasil.
Com um parque de geração com 6,3 GW de capacidade contratada em operação e construção, a Eneva produz energia segura e competitiva para o sistema elétrico brasileiro. Seus ativos de geração termelétrica já operacionais estão localizados nos estados do Maranhão (Complexo Parnaíba e Itaqui), Ceará (Pecém II e Termofortaleza), Sergipe (Hub Sergipe) e Roraima (Jaguatirica II) e os demais, ainda em fase de implementação, estão situados no Amazonas (Complexo de Azulão, com o projeto Azulão 950 MW) e no Maranhão (UTE Parnaíba VI e as plantas de liquefação de gás natural).
Em renováveis, a Eneva iniciará em breve a operação comercial do Complexo Solar Futura, em Juazeiro, na Bahia – um dos maiores parques fotovoltaicos das Américas.
Pioneira por natureza, a Eneva desenvolveu um modelo de negócio inédito no Brasil: o Reservoir-to-Wire (R2W), que consiste na geração térmica integrada aos campos produtores de gás natural e o SSLNG (o Gás Natural Liquefeito em Pequena Escala) produzido e entregue a grandes clientes industriais por meio rodoviário, no modelo Reservoir-to-Client (R2C).
Com isso, a companhia desempenha um papel importante na transição da matriz energética brasileira, oferecendo energia a partir de um combustível flexível, econômico e eficiente. Listada no Novo Mercado da B3 (Bolsa de Valores brasileira) desde 2007, a empresa integra o Ibovespa e o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), entre outros índices da Bolsa. A Eneva visa continuar crescendo de forma responsável, oferecendo soluções de energia confiáveis e acessíveis para a sociedade.
Leia também: Com fábrica na Bahia, sergipana Radiante apresenta novos produtos