A reciclagem de sucata ferrosa tornou-se fundamental e estratégica para a indústria siderúrgica no Brasil e no mundo. Além de contribuir com a preservação do meio ambiente através da redução das emissões de carbono, essa prática também possibilita a diminuição do custo de produção do aço. Nesse cenário propício às inovações sustentáveis, a Aço Verde do Brasil (AVB), primeira siderúrgica carbono neutro do mundo, também se tornou a maior recicladora de sucata do Maranhão. Somente no ano de 2022, a empresa bateu seu próprio recorde ao reciclar 90 mil toneladas de sucata de aço, número 73% maior em relação ao de 2021.
Utilizando um pré-aquecedor de sucata, que usa gás de processo gerado nos altos-fornos e eleva a temperatura do material para cerca de 600 graus Celsius, a AVB aumentou o emprego de carga sólida dentro do convertedor LD, saltando de 15% para 25%, porcentagem superior a obtida por outras siderúrgicas do país. Para realizar esse procedimento, a AVB emprega biocarbono proveniente de florestas de eucalipto reflorestadas, o que lhe garante autonomia de matéria-prima, com mais de 85% do volume total necessário para sua operação.
O maior uso de sucata na produção de aço já é uma tendência no Brasil e no Mundo, acelerado pela necessidade de descarbonização do setor siderúrgico, que hoje responde por cerca de 7% das emissões mundiais de CO2. Essa matéria-prima, oriunda de fontes externas, como itens descartados da indústria ferroviária e portuária, soma-se ao retorno interno oriundo das áreas de produção da AVB.
O processo de pré-aquecimento da sucata demanda uma fonte de energia térmica barata — ativo do qual a AVB é autossuficiente, pela operação de dois altos-fornos com biocarbono e que são responsáveis pela produção de um gás de processo renovável. Hoje, a empresa possui o maior percentual de carga metálica sólida reciclada dentre as usinas siderúrgicas integradas no Brasil. Estes números alcançados trilham o caminho para que a AVB seja, em breve, a primeira siderúrgica resíduo zero.
Sobre a AVB
A Aço Verde do Brasil, empresa siderúrgica brasileira, é a primeira do mundo carbono neutro. Entre os principais produtos fabricados na planta, localizada em Açailândia, no Maranhão, estão fio máquina e vergalhão (CA-50 e CA-60).
Com mais de 2.500 funcionários, a AVB atende todos os estados do Brasil. Investindo continuamente em tecnologias, energias renováveis, inovação e melhoria constante de produtos e processos para garantir a produção de aço longo de alta qualidade e verde para seus clientes e parceiros.
Leia também: Eneva seleciona startups de comercialização de gás e energia