Uma das maiores produtoras de calçados do mundo, a Grendene acaba de assinar o contrato de compra e venda de energia e participação com a Várzea Holding. Os acordos somam R$50,5 milhões e representam a aquisição de 85,7% das ações ordinárias de classe B da empresa, sendo 42% do capital social total da Várzea SPE. O negócio foi iniciado no final de 2022, com assinatura de contrato preliminar e definição dos termos da operação.
Dentre outras matérias, é prevista a entrega de energia elétrica incentivada pela Várzea SPE equivalente a 10 MW/médio à Grendene pelos próximos 20 anos. A conclusão do negócio foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“Finalizar esse acordo é de extrema importância para nós, não apenas para alavancar os objetivos de negócios da Grendene, mas principalmente pelo nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. Investir em uma fonte renovável de energia limpa significa reduzir ainda mais a emissão de gás carbônico e, consequentemente, o impacto ambiental”, comemora Alceu Albuquerque, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Grendene.
Alinhada com a jornada de sustentabilidade da Grendene, a aquisição reforça o seu compromisso com a redução de gases de efeito estufa e com o combate às mudanças climáticas. Atualmente, 100% da energia elétrica utilizada nas fábricas é de origem renovável e, em 2022, a empresa reduziu de 6% no seu consumo energético, além de 20% na emissão de gases de efeito estufa, o que significou uma diminuição de mais de 11.600 toneladas. No mesmo ano, foram reaproveitados mais de 127 milhões de litros de efluentes tratados, cerca de 86% de todo o recurso hídrico utilizado nas unidades da companhia.
Sobre a Grendene
Fundada em 1971, a Grendene é uma das maiores exportadoras de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil.
Com quatro unidades industriais, distribuídas por Ceará e Rio Grande do Sul, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. Por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas, subsidiárias, e joint venture, seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 45 mil fora do país.
A Companhia conta com duas lojas conceituais: “Galeria Melissa” e “Rider Spaces” localizadas em São Paulo, além de uma rede de franquias “Clube Melissa”. Em 2022, registrou lucro líquido recorrente de R$613 milhões.
Leia também: Ligia Camargo assume a diretoria de Sustentabilidade do Grupo Heineken