O grupo Latam celebra no Brasil a chegada do seu primeiro Airbus A321neo. A aeronave (matrícula PS-LBB) decolou da fábrica da Airbus em Hamburgo (Alemanha) no último sábado (30) e pousou no mesmo dia no aeroporto de Fortaleza, no Ceará. Para o voo de entrega, a aeronave partiu com 49% de SAF (Combustível Sustentável de Aviação) misturado ao combustível convencional.
A Latam aproveitou a ocasião para anunciar a aquisição de mais 13 A321neo. Com o novo pedido, chega a 76 o número de aeronaves do modelo encomendadas pelo grupo Latam, que investe para ter uma das frotas mais eficientes e sustentáveis da América do Sul.
O primeiro A321neo da Latam comporta 224 passageiros e deve começar a operar voos domésticos no Brasil em outubro. O avião também é o primeiro no Brasil equipado com os novos compartimentos da Airbus batizados de Airspace XL bins, que asseguram uma melhor experiência para clientes e tripulantes porque oferecem espaço de armazenamento 40% maior e um aumento de 60% na capacidade para bagagens de mão.
Atualmente, a Latam também conta com 20 aeronaves da família A320neo e planeja encerrar 2023 com um total de 31 aviões deste outro modelo.
Renovação de frota
“Nossa estratégia de renovação e modernização de frota está alinhada ao nosso compromisso com a sustentabilidade e representa mais um avanço na meta de nos convertermos em um grupo carbono neutro até 2050. Seguiremos trabalhando para complementar nossa frota atual com aviões de última geração e ampliar ainda mais a conectividade do grupo Latam sem descuidar do meio ambiente”, afirma Ramiro Alfonsín, CFO do Latam Airlines Group.
Atualmente, o grupo Latam é o maior operador de aeronaves Airbus da América do Sul e conta com 245 unidades da fabricante. Até 2030, o grupo planeja contar com mais de 110 aeronaves dos modelos A320neo, A321neo e A321XLR para seguir fortalecendo a sua malha aérea e crescimento regional.
“Agradecemos a Latam por sua contínua confiança em nossos aviões e por escolher novamente o A321neo para seguir fortalecendo seu crescimento regional. Este movimento estratégico também acelera a jornada da Latam pela descarbonização, visto que o A321neo é uma aeronave ao menos 20% mais eficiente no uso de combustível, que emite 20% menos de CO2 e produz 50% menos ruído em comparação com os modelos anteriores”, afirma Christian Scherer, diretor Comercial e chefe da Airbus International.
Com a chegada do seu primeiro A321neo, o grupo Latam conta com uma frota de 321 aeronaves, sendo 58 da fabricante Boeing (modelos 767, 777 e 787) e 245 da Airbus (modelos A319, A320neo, A321 e A321neo). Latam Cargo Chile, Latam Cargo Colômbia e Latam Cargo Brasil contam com uma frota conjunta de 18 aviões de carga, com previsão de chegar a 19 até 2024.
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