A italiana Azimut Yachts, que está há 23 anos no topo do ranking de maior fabricante de iates de luxo no mundo, segundo o Global Order Book, tem no Brasil, desde 2010, a única fábrica fora da Itália. Desde a instalação no país, a empresa registra crescimento acima de dois dígitos no faturamento ao ano. No último ano náutico (31 de agosto de 2022 a 1º de setembro de 2023), a fábrica brasileira faturou R$500 milhões com a produção de 42 barcos, 25% a mais do que o período anterior.
Para o próximo ano náutico, a projeção é de atingir a marca de R$550 milhões em faturamento e produzir 47 barcos. Com objetivo de atender a crescente demanda, o estaleiro projeta também aumentar o quadro de funcionários em 20% nos próximos três anos.
Atualmente, a fila de espera para um barco da marca é de 12 a 24 meses. Os valores foram divulgados durante o São Paulo Boat Show, maior evento náutico da América Latina, realizado de 21 a 26 de setembro, no São Paulo Expo.
“O crescimento da fábrica brasileira demonstra que o mercado segue aquecido e que a cultura náutica está em expansão no país e deve aumentar ainda mais nos próximos anos, especialmente, se tiver o apoio do governo e da iniciativa privada. Há 13 anos no Brasil, a Azimut Yachts contribuiu para o desenvolvimento da náutica e vislumbra um futuro promissor para o mercado se as políticas públicas também contribuírem para isso. Os números positivos da empresa, assim como de todo o setor, impactam na economia do país como um todo, na geração de empregos, arrecadação de impostos e investimentos em novas tecnologias”, afirma o CEO da Azimut Yachts no Brasil, Francesco Caputo.
Sobre a Azimut Yachts
Azimut Yachts é uma marca do Grupo Azimut | Benetti com matriz na Itália. Com suas coleções Atlantis, Verve, Magellano, Flybridge, S e Grande, oferece a maior variedade de iates de 40 a 120 pés e é reconhecida como a maior fabricante de iates de luxo do mundo.
Está presente em mais de 70 países por meio de uma rede de 138 centros de vendas e assistência. Além disso, conta com fábrica no Brasil desde 2010, que produz embarcações entre 51 e 100 pés.
Leia também: Segundo episódio do IndústriaCast já está no ar; assista aqui