A Ford e o Governo do Estado da Bahia assinaram, nesta quarta-feira (4/10), o contrato de transação para a reversão da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia, permitindo assim a utilização imediata do imóvel pelo estado. Esse contrato segue a legislação estadual existente.
“Com isso, a Ford e o Governo do Estado da Bahia dão um passo definitivo para a utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana”, disse a Ford, em nota.
Com a assinatura deste contrato, a BYD assume imediatamente o espaço onde funcionava a fábrica da Ford. É provável que ocorra, na próxima segunda-feira, uma solenidade para o lançamento da pedra fundamental da fábrica da montadora chinesa na Bahia.
O evento deve reunir o CEO global da marca chinesa, Wang Chuanfu, o CEO da BYD Américas, Stella Li, e o atual presidente da empresa no Brasil, Tyler Li, além de autoridades da Bahia e do governo do presidente Lula.
A fábrica da Ford, em Camaçari, foi a primeira de uma montadora na Região Nordeste do País. Ela foi inaugurada em 2001 e fechada em janeiro de 2021. Durante este preíodo produziu milhares de veículos dos modelos Fiesta, Ka e EcoSport.
A BYD
A unidade da BYD na Bahia demandará um investimento da ordem de R$3 bilhões e irá entrar em operação no primeiro semestre de 2025. Serão gerados cerca de 5 mil empregos diretos.
O complexo baiano da BYD será composto por três células fabris. Uma dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. A outra vai produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil unidades. A terceira, voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato, atenderá ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária existente no local.
As tratativas para a chegada da montadora na Bahia foram iniciadas em 2022, com a assinatura de um protocolo de intenções entre a BYD e o Governo do Estado. Em abril deste ano, o governador Jerônimo Rodrigues também visitou as unidades industriais da BYD nas cidades de Hangzhou e Shenzhen, na China.
A contribuição do Estado da Bahia para viabilização do empreendimento inclui a concessão de incentivos fiscais até 31 de dezembro de 2032, de acordo com a legislação tributária estadual. Os benefícios baseiam-se na Lei nº 7.537/99 que institui o Programa Especial de Incentivo ao Setor Automotivo da Bahia (Proauto), e na Lei nº 7.980/2001 e Decreto n.º 8.205/2002, estaduais, que institui o Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica (Desenvolve).
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