A Natulab – um dos maiores laboratórios do País dedicados a fitoterápicos, medicamentos isentos de prescrição (MIPs), e suplementos vitamínicos – registrou no primeiro semestre de 2023 um crescimento de 13% em sell-out (vendas a farmácias por distribuidores e vendas ao consumidor por redes de farmácias, medidas em R$ PPP), conforme auditoria de mercado conduzida pela IQVIA. No mesmo período, o mercado brasileiro de medicamentos isentos de prescrição cresceu 5,5%. A expectativa da empresa é continuar crescendo a taxas de dois dígitos no próximo semestre.
O resultado mantém a companhia na liderança em seus principais segmentos de atuação, com média de 16,6% de participação, e é fruto da estratégia adotada em 2021 de segmentação do portfólio de produtos, investimento em marcas de maior valor agregado e clientes de maior potencial, expansão de capacidade de produção e melhorias operacionais no atendimento a clientes.
Em 2023, foram implementadas ações promocionais e investimentos em mídia on e offline, que permitiram o fortalecimento de algumas das principais linhas de produto da companhia, como Seakalm e Maxalgina, bem como o lançamento de novas linhas de produtos polivitamínicos infantis em parceria com os estúdios da NBC Universal.
Além disso, a equipe de vendas da Natulab foi treinada em um novo modelo de interação com clientes, utilizando ferramentas que permitem acompanhar o desempenho de vendas por meio de indicadores diários, incluindo a possibilidade de customização da estratégia comercial conforme o perfil do cliente e da região.
“O ano começou com um cenário desafiador, em que a limitação do mercado de crédito impactou toda a cadeia produtiva, desde fornecedores até distribuidores e redes de farmácia”, afirma o CEO da Natulab, Guilherme Maradei. “Mantivemos o foco em nosso plano estratégico, que lançamos há pouco mais de dois anos e continua sendo uma referência fundamental para nossa organização. Crescemos mesmo em comparação ao primeiro semestre de 2022, que já havia sido um ano excepcional, considerando os surtos de Covid-19 e infecções respiratórias que não se repetiram em 2023. Estamos no caminho para finalizar mais um ano em ótima posição no mercado.”
Presença nacional
A companhia, cujos produtos atingem 96% do território nacional e mais de 89 mil pontos de venda, viu sua presença aumentar em grandes redes de farmácia: o crescimento nesse segmento de clientes foi de 56%. “E temos potencial para crescermos ainda mais, considerando que esse canal representa apenas 11% do faturamento da companhia”, comenta Maradei.
Alguns produtos foram fundamentais para o desempenho de vendas no período. A linha Seakalm, de calmantes naturais à base de Passiflora incarnata, cresceu mais de 50% no primeiro semestre, impulsionada pela versão com concentração de 600mg, que rapidamente se tornou líder do segmento de alta dosagem, atingiu 37,5% de participação nesse mercado e teve um crescimento de 125% em vendas sell-out no período.
No segmento de combate à dor e febre, a marca Ibuprotrat tornou-se um dos destaques, com crescimento de 77% sobre o ano passado, superando 70% de participação no mercado em que compete. Algumas das maiores marcas de xaropes da empresa também despontaram no período, como Polaradex, que cresceu de 135%, e Bronqtrat, que cresceu 110%. A linha Hidraplex, de reidratantes orais em pó da empresa, também se destacou com crescimento de 45%.
Sobre a Natulab
A Natulab, uma das maiores indústrias farmacêuticas do País, atua na produção e comercialização de medicamentos isentos de prescrição (MIP), medicamentos fitoterápicos e suplementos vitamínicos. Com escritório administrativo em São Paulo, a empresa foi fundada em 2000 em Santo Antônio de Jesus, na Bahia, onde mantém suas operações, incluindo duas unidades fabris e um centro de distribuição, além de áreas técnicas e administrativas.
O portfólio da Natulab conta com mais de 160 produtos, fabricados nos mais altos padrões de qualidade exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre eles Seakalm (Passiflora incarnata L.), Viter C (ácido ascórbico), Maxalgina (dipirona monoidratada), Starfor C (aspartato de arginina e ácido ascórbico), Varivax (Aesculus hippocastanum L.), Hidraplex (reidratante oral), Hidralyte (reidratante oral) e Xarope de Guaco (Mikania glomerata S.).
Leia também: PepsiCo abre vagas de estágio em Feira