As categorias contempladas pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) alcançaram o número de US$82,4 milhões nas exportações no primeiro semestre de 2023, faturamento recorde já registrado no setor para o período. No total, houve 12,2% de crescimento em valor, quando comparado com o mesmo período (janeiro a junho) de 2022.
Com exportações para cerca de 80 países, o projeto setorial de fomento às exportações brasileiras conta com mais de 80 empresas, sendo 70 indústrias participantes do projeto setorial de fomento às exportações brasileiras e as demais compõem tradings ou comerciais exportadoras parceiras das indústrias brasileiras. Entre os países-destaque nas exportações das empresas Abimapi com crescimento de dois dígitos em valor e volume no período, estão Estados Unidos, Colômbia e Panamá, mercados-alvo da parceria com a ApexBrasil, além de Portugal, Cuba, Moçambique, Bolívia, Espanha, Malásia, Panamá e Marrocos.
De acordo com Rodrigo Iglesias, diretor Internacional da Abimapi, metade das empresas da parceria Abimapi e ApexBrasil abriram novos mercados. Cinco dessas indústrias iniciaram exportações de novo item do portfólio e outras 31 tiveram crescimento nas exportações do semestre, ultrapassando a meta estipulada do programa.
“Participamos das principais feiras de alimentos do mundo; nos últimos anos o setor realizou missões empresariais para diversos países latinos antes da pandemia: Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Panamá, México e Costa Rica. Assim, com os eventos e encontros de negócios proporcionados, ainda observamos resultados diretos nas exportações”, explica Rodrigo.
Já em volume, houve uma retração de 11,5%, somando 45,5 mil toneladas de produtos vendidos ao exterior de janeiro a junho de 2023. A retração se deve a volta à normalidade nas exportações de itens a países que compraram muito (e de forma abrupta) nos anos da pandemia, caso da Venezuela. Aos poucos alguns mercados passam a normalizar também suas demandas, reduzindo suas compras e reequilibrando seus estoques para atender os consumidores.
Desempenho por categoria
Biscoitos
A categoria de biscoitos movimentou 54% do total em valor do setor com US$44,5 milhões, alavancada pelos tradicionais biscoitos de água e sal, rosquinhas, maria, maisena, coco, leite, entre outros sem cobertura ou grãos e castanhas na composição, que lideraram as exportações e atingiram US$25,4 milhões e 14 mil toneladas, crescimento em 14,4% em valor frente ao ano passado.
Massas Alimentícias
A categoria de massas alimentícias contou pela primeira vez com as massas instantâneas na liderança de exportações, alcançando US$5,6 milhões e 2,3 mil toneladas no período. Além disso, o item ocupa a terceira posição no pódio entre os produtos da cesta Abimapi International. Foram mais de 25% de incremento nas exportações do item das empresas que integram o programa, quase 90% do que o país vende ao mundo. Crescimento que vem ganhando espaço ano após ano.
Já o macarrão grano duro, o mais tradicional do mundo, também ganhou destaque entre os produtos, tendo dobrado o valor e o volume de exportações comparadas ao mesmo período de 2022, representando US$2 milhões e 2 mil toneladas exportadas.
Menos famosas no mundo, mas tradicionais no Brasil, as massas secas com ovos também atingiram novo patamar nas exportações no 1º semestre de 2023: pela primeira vez superaram US$1 milhão e 800 toneladas. Assim como as massas grano duro, as massas secas com ovos dobraram as exportações só no 1º semestre.
Pães & bolos Industrializados
A categoria dobrou no período frente a 2022, sendo liderada pelo pão de forma, que vem ganhando mais e mais espaço no mundo com 1,6 mil toneladas em volume exportado e pouco mais de US$2,7 milhões em exportações.
As torradas também se destacaram no semestre. Quase 100% das torradas brasileiras exportadas ao mundo são de empresas do programa Abimapi International com quase mil toneladas no período. Foram cerca de US$2,3 milhões e mil toneladas de torradas de empresas brasileiras do projeto setorial.
Também se observou incremento de outros produtos da indústria, a exemplo dos salgados como pão de alho ou outros aperitivos como salgadinhos de milho, trigo ou polvilho, incluindo alimentos prontos congelados, além de bolinhos e itens semelhantes como o pão de mel. A soma das exportações desses itens dobrou no período frente a 2022, superando a margem de US$2 milhões e 500 toneladas. A participação das empresas do projeto nesses itens também cresceu no total exportado pelo Brasil, chegando a 30%.
Por fim, destaca-se o crescimento de 2 dígitos das exportações da farinha de milho, além da tapioca. Somados, os itens vendidos internacionalmente pelas empresas do projeto atingiram US$2,2 milhões e 2,8 mil toneladas. Os panetones não entraram neste levantamento porque as exportações deste item estão apenas iniciando esse mês.
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