Indústria News
domingo, 18/05/2025
  • A Semana
  • Construção
  • Mineração
  • Papel & Celulose
  • Petróleo, Gás & Biocombustível
  • Química & Petroquímica
  • Mais…
    • Atualidades
    • Bebidas & Alimentos
    • Beleza & Higiene Pessoal
    • Calçados & Têxtil
    • Metalurgia & Siderurgia
    • Turismo & Aviação
    • Veículos & Pneus
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • A Semana
  • Construção
  • Mineração
  • Papel & Celulose
  • Petróleo, Gás & Biocombustível
  • Química & Petroquímica
  • Mais…
    • Atualidades
    • Bebidas & Alimentos
    • Beleza & Higiene Pessoal
    • Calçados & Têxtil
    • Metalurgia & Siderurgia
    • Turismo & Aviação
    • Veículos & Pneus
Sem resultado
Ver todos os resultados
Indústria News
Sem resultado
Ver todos os resultados
Capa Bebidas & Alimentos

Indústrias de biscoitos, massas, bolos e pães fecham 1º semestre do ano em alta

Integrantes do programa Abimapi International faturaram cerca de 12,2% a mais que o mesmo período do ano passado

Redação por Redação
27/08/2023
em Bebidas & Alimentos
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
0
Massas, pães e bolos

As exportações alcançaram US$82,4 milhões no primeiro semestre de 2023

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no LinkedinCompartilhar no WhatsappCompartilhar no Telegram

As categorias contempladas pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) alcançaram o número de US$82,4 milhões nas exportações no primeiro semestre de 2023, faturamento recorde já registrado no setor para o período. No total, houve 12,2% de crescimento em valor, quando comparado com o mesmo período (janeiro a junho) de 2022.

Com exportações para cerca de 80 países, o projeto setorial de fomento às exportações brasileiras conta com mais de 80 empresas, sendo 70 indústrias participantes do projeto setorial de fomento às exportações brasileiras e as demais compõem tradings ou comerciais exportadoras parceiras das indústrias brasileiras. Entre os países-destaque nas exportações das empresas Abimapi  com crescimento de dois dígitos em valor e volume no período, estão Estados Unidos, Colômbia e Panamá, mercados-alvo da parceria com a ApexBrasil, além de Portugal, Cuba, Moçambique, Bolívia, Espanha, Malásia, Panamá e Marrocos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Moinho de Ilhéus

Maratá aposta na Bahia e traz vida nova ao moinho de trigo de Ilhéus

Grupo Revise

Revise Empreendimentos investe R$10 milhões e impulsiona polo de bebidas de Alagoinhas

De acordo com Rodrigo Iglesias, diretor Internacional da Abimapi, metade das empresas da parceria Abimapi e ApexBrasil abriram novos mercados. Cinco dessas indústrias iniciaram exportações de novo item do portfólio e outras 31 tiveram crescimento nas exportações do semestre, ultrapassando a meta estipulada do programa.

“Participamos das principais feiras de alimentos do mundo; nos últimos anos o setor realizou missões empresariais para diversos países latinos antes da pandemia: Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Panamá, México e Costa Rica. Assim, com os eventos e encontros de negócios proporcionados, ainda observamos resultados diretos nas exportações”, explica Rodrigo.

Já em volume, houve uma retração de 11,5%, somando 45,5 mil toneladas de produtos vendidos ao exterior de janeiro a junho de 2023. A retração se deve a volta à normalidade nas exportações de itens a países que compraram muito (e de forma abrupta) nos anos da pandemia, caso da Venezuela. Aos poucos alguns mercados passam a normalizar também suas demandas, reduzindo suas compras e reequilibrando seus estoques para atender os consumidores.

Desempenho por categoria

Biscoitos

A categoria de biscoitos movimentou 54% do total em valor do setor com US$44,5 milhões, alavancada pelos tradicionais biscoitos de água e sal, rosquinhas, maria, maisena, coco, leite, entre outros sem cobertura ou grãos e castanhas na composição, que lideraram as exportações e atingiram US$25,4 milhões e 14 mil toneladas, crescimento em 14,4% em valor frente ao ano passado.

Massas Alimentícias

A categoria de massas alimentícias contou pela primeira vez com as massas instantâneas na liderança de exportações, alcançando US$5,6 milhões e 2,3 mil toneladas no período. Além disso, o item ocupa a terceira posição no pódio entre os produtos da cesta Abimapi International. Foram mais de 25% de incremento nas exportações do item das empresas que integram o programa, quase 90% do que o país vende ao mundo. Crescimento que vem ganhando espaço ano após ano.

Já o macarrão grano duro, o mais tradicional do mundo, também ganhou destaque entre os produtos, tendo dobrado o valor e o volume de exportações comparadas ao mesmo período de 2022, representando US$2 milhões e 2 mil toneladas exportadas.

Menos famosas no mundo, mas tradicionais no Brasil, as massas secas com ovos também atingiram novo patamar nas exportações no 1º semestre de 2023: pela primeira vez superaram US$1 milhão e 800 toneladas. Assim como as massas grano duro, as massas secas com ovos dobraram as exportações só no 1º semestre.

Pães & bolos Industrializados

A categoria dobrou no período frente a 2022, sendo liderada pelo pão de forma, que vem ganhando mais e mais espaço no mundo com 1,6 mil toneladas em volume exportado e pouco mais de US$2,7 milhões em exportações.

As torradas também se destacaram no semestre. Quase 100% das torradas brasileiras exportadas ao mundo são de empresas do programa Abimapi International com quase mil toneladas no período. Foram cerca de US$2,3 milhões e mil toneladas de torradas de empresas brasileiras do projeto setorial.

Também se observou incremento de outros produtos da indústria, a exemplo dos salgados como pão de alho ou outros aperitivos como salgadinhos de milho, trigo ou polvilho, incluindo alimentos prontos congelados, além de bolinhos e itens semelhantes como o pão de mel. A soma das exportações desses itens dobrou no período frente a 2022, superando a margem de US$2 milhões e 500 toneladas. A participação das empresas do projeto nesses itens também cresceu no total exportado pelo Brasil, chegando a 30%.

Por fim, destaca-se o crescimento de 2 dígitos das exportações da farinha de milho, além da tapioca. Somados, os itens vendidos internacionalmente pelas empresas do projeto atingiram US$2,2 milhões e 2,8 mil toneladas. Os panetones não entraram neste levantamento porque as exportações deste item estão apenas iniciando esse mês.


Leia também: TIM abre primeira loja conceito em Salvador 

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo.

Cadastre-se para receber nosso conteúdo em seu e-mail todos os dias.

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Tags: AbimapiApexBrasilArgentinabiscoitosBolíviaChileColômbiaCubaEspanhaEstados UnidosmassaMoçambiquepãesPeruPortugal
Artigo Anterior

Azul Cargo inaugura novo terminal de cargas no Aeroporto de Viracopos

Próximo Artigo

Vestuário registra aumento de 25,5% nas importações de janeiro a julho

Redação

Redação

O portal Indústria News tem como foco principal a cobertura dos fatos relacionados à indústria da Bahia

Próximo Artigo
Indústria da vestuário do Brasil

Vestuário registra aumento de 25,5% nas importações de janeiro a julho

Fábrica do Grupo Petrópolis em Uberaba

Maior fábrica do Grupo Petrópolis completa 3 anos em operação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BR-116

Dnit atua na recuperação de trecho de 65 quilômetros da BR-116 na Bahia

Mariana

Desastre de Mariana: ação civil pública mira escritórios de advocacia

Refap

Petrobras investe R$557 milhões em parada de manutenção da Refap

Moinho de Ilhéus

Maratá aposta na Bahia e traz vida nova ao moinho de trigo de Ilhéus

+VISTAS EM 24 hORAS

  • Grupo Revise

    Revise Empreendimentos investe R$10 milhões e impulsiona polo de bebidas de Alagoinhas

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Transição de carreira: chamado da alma, jornada de autoconhecimento

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Indústrias química e petroquímica derretem

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Maratá aposta na Bahia e traz vida nova ao moinho de trigo de Ilhéus

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Petrobras investe R$557 milhões em parada de manutenção da Refap

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Itaipu completa 51 anos com foco em inovação

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Quem somos
  • Fale com a gente
  • Anuncie conosco
  • Política de privacidade
redacao@industrianews.com.br

© 2022 Indústria News

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • A Semana
  • Atualidades
  • Bebidas & Alimentos
  • Beleza & Higiene Pessoal
  • Calçados & Têxtil
  • Construção
  • Metalurgia & Siderurgia
  • Mineração
  • Papel & Celulose
  • Petróleo, Gás & Biocombustível
  • Química & Petroquímica
  • Turismo & Aviação
  • Veículos & Pneus

© 2022 Indústria News

Utilizamos cookies. Ao continuar navegando no site você concorda com estas condições. Confira nossa Política de Privacidade e Uso de Cookies.