A Jalles Machado anunciou, na noite desta quarta-feira (21/6), que o seu Conselho de Administração aprovou a implantação de uma fábrica de açúcar VHP na Unidade Santa Vitória, no município de Santa Vitória, em Minas Gerais. A nova fábrica terá capacidade de produzir 15.000 sacas de 50kg de açúcar VHP (equivalente a 750 toneladas) por dia, totalizando 150 mil toneladas por safra.
Com esse investimento, a Unidade Santa Vitória, que hoje possui 100% do seu mix voltado para a produção de etanol, poderá ter maior flexibilidade (etanol x açúcar), podendo chegar em até 52% do seu mix para açúcar. Com isso, o mix total de produção da companhia, incluindo as suas três uinidades, passará a ser de até 51% para açúcar, considerando em ambos os casos o cenário máximo na produção de açúcar para a safra de 2024/25.
O total deste investimento está estimado em R$170 milhões, com previsão para o início da operação na safra de 2024/25. O projeto foi aprovado refletindo a conjuntura atual de mercado.
“A companhia irá seguir em consonância à sua política de gerenciamento de risco de preço de commodities, trabalhando para proteger o seu fluxo de caixa”, disse a empresa, em fato relevante.
A companhia afirmou ainda que os impactos positivos esperados são: a maior flexibilidade do mix para a produção de açúcar, que passará a incluir o açúcar VHP destinado à exportação; o aproveitamento do bom momento do preço da commodity; a mitigação dos riscos do negócio devido à maior diversificação do mix de produtos e aumento da representatividade da receita no mercado externo.
Leia também: Implantação da APL de confecções avança no polo têxtil de Salvador