Em continuidade à agenda que teve início em meados de 2022, quando o Grupo Heineken passou a medir a felicidade de seus colaboradores, a cervejaria anuncia a criação da sua Diretoria de Felicidade, área que será responsável por acompanhar e agir para aumentar o sentimento de bem-estar das 14 mil pessoas colaboradoras espalhadas pelo Brasil. A iniciativa representa um novo pilar estratégico da companhia para sustentar o crescimento previsto nos próximos anos, em linha com os investimentos recém-anunciados no país.
Responsável por trazer essa agenda para o centro do negócio, Mauricio Giamellaro, presidente do Grupo Heineken, explica que a nova diretoria consolida os aprendizados de uma jornada que começou há cerca de um ano com o objetivo de entender como a empresa poderia cuidar do colaborador de forma integral, passando pelos sentimentos e emoções com o que acontece dentro e fora do trabalho.
“Após uma fase importante de aprimoramento, conseguimos disseminar a jornada da felicidade para 100% da nossa empresa, principalmente para nossa liderança. Esse pilar está totalmente alinhado à nossa cultura de respeito e cuidado, começando pelas nossas pessoas, que são as responsáveis por construir a história da Heineken no presente e no futuro. Acreditamos que gente feliz brinda mais e é isso que nos motiva a trabalhar por um ambiente cada vez melhor e mais saudável para o nosso time”, destaca.
A Diretoria de Felicidade do Grupo Heineken é formada por profissionais de Recursos Humanos e de Saúde, como psicólogos e médicos, para que seja possível um cuidado integrado de saúde física e mental. “Para as pessoas estarem bem no trabalho precisam se sentir bem com a vida para além dele, e vice-versa. A jornada da felicidade é sempre individual, mas o entorno pode sim fazer uma grande diferença. Estamos engajados em inspirar uma vida melhor para as nossas pessoas e, consequentemente, para o nosso negócio”, complementa Raquel Zagui, vice-presidente de Pessoas da cervejaria.
A nova área está sob a vice-presidência da Raquel com liderança direta de Livia Azevedo, executiva da cervejaria desde 2012, sempre com foco em impactar positivamente a vida das pessoas. Entre as principais atribuições da sua posição estão a governança da pesquisa quinzenal de felicidade enviada a todos os colaboradores, treinamentos para liderança e ações nacionais voltadas à melhoria contínua do ambiente de trabalho, saúde mental e incentivo a um estilo de vida mais equilibrado.
Sobre o Grupo Heineken
O Grupo Heineken chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo Femsa e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A, tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias (uma delas em Alagoinhas, na Bahia), e duas microcervejarias. A companhia também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG), a unidade mais sustentável da companhia até agora.
No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo Heineken é composto por Heineken, Heineken 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Skinka, os refrigerantes Itubaína, Viva Schin, FYS e o recém-lançado CLASH’D. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da Heineken NV, maior cervejaria da Europa.
Leia também: Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento vai custar R$1,3 bi